Este estudo objetivou avaliar o nível de aprendizado obtido pelos estudantes da Disciplina de Dentística 2 do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco para o tema: “tomada de decisão terapêutica frente à substituição de restaurações”, em dois momentos distintos: no início e no final do semestre letivo. Nestas ocasiões foram apresentadas fotos de restaurações de amálgama e resina composta com ou sem falhas. Os estudantes decidiram por apenas uma das três opções terapêuticas: trocar; reparar ou manter a restauração. Setenta e seis estudantes matriculados participaram efetivamente das três avaliações. A aplicação do teste Qui-quadrado não revelou diferenças significativas para um nível de significância de 5% (p=0,511), quando comparadas a evolução do desempenho entre as três turmas avaliadas, no entanto pôde-se observar uma tendência a adoção de terapias mais conservadoras em duas turmas e um comportamento oposto da terceira turma. Houve uma grande variabilidade no padrão de conduta quanto à decisão de trocar, reparar ou substituir restaurações entre os estudados. Sendo assim, é notória a necessidade da construção contínua do conhecimento sobre o tema no decorrer do curso de graduação para que os estudantes possam, de fato, assimilar critérios que resultem numa terapêutica restauradora conservativa.
Biografia do Autor
Paulo Henrique Basto Santos, Universidade Federal de Pernambuco
Graduado em odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Aluno do curso de Especialização em Periodontia da Universidade Federal de Pernambuco
Arnôldo Vasconcelos Alencar Filho, UFPE
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco
Renata Pedrosa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco
Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Dentística pela Universidade Federal de Pernambuco
Claudio Heliomar Vicente da Silva, Universidade Federal de Pernambuco
Professor Adjunto Doutor da Disciplina de Dentística da UFPE; Coordenador do Curso de Odontologia da UFPE