Solicitação de exames complementares nas especialidades odontológicas

Auteurs

  • Catarina Mota Vasconcelos Brasil Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia Maria Melo da Silva Andrade Cirurgiã-dentista Secretaria de Saúde de Pernambuco e da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Jaboatão dos Guararapes
  • Cláudia Cristina Brainer de Oliveira Mota Universidade Federal de Pernambuco
  • Emmanuelle Maria de Queiroz Roberto Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Jurema Freire Lisboa Castro Universidade Federal de Pernambuco
  • Suely Baptista Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

exames complementares, diagnóstico diferencial, exames radiográficos, histopatológico, exames laboratoriais.

Résumé

Objetivos: Esse estudo consistiu em analisar o perfil clínico do cirurgião-dentista em relação à solicitação dos exames complementares. Foi realizada uma amostragem com profissionais atuantes em clinicas situadas em diversos bairros da cidade do Recife-PE. Metodologia: Realizou-se coleta de dados através de questionários onde eram formuladas perguntas em relação ao tipo de exame mais freqüentemente solicitado: imaginológico, histopatológico e laboratorial. Resultados: Os resultados obtidos indicaram que do universo dos 86 profissionais pesquisados, 67,4% possuíam aparelho de Raio X em suas clínicas. Em casos menos comuns eram solicitados exames imaginológicos em outras clínicas (63%), os histopatológicos foram solicitados por 49,4% e os laboratoriais 58%. O estudo evidenciou ainda, que 58% dos participantes salientaram que os exames complementares são imprescindíveis e que para 42% são simplesmente relevantes. Conclusão: Concluiu-se na amostragem realizada na cidade do Recife que os profissionais fazem clínica odontológica possuem, de certa forma, visão clínica para elaboração de seu diagnóstico alicerçados com o auxílio dos exames complementares.

Biographie de l'auteur

Catarina Mota Vasconcelos Brasil, Universidade Federal de Pernambuco

possui graduação em odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), atualmente é mestranda em Odontologia concentração Clínica Integrada e bolsista Facepe. Sua área de atuação é estomatologia/patologia/laserterapia.

Téléchargements

Publiée

2009-11-19

Numéro

Rubrique

Artigo Original