Solicitação de exames complementares nas especialidades odontológicas
Autores
Catarina Mota Vasconcelos Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
Patrícia Maria Melo da Silva Andrade
Cirurgiã-dentista Secretaria de Saúde de Pernambuco e da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Jaboatão dos Guararapes
Cláudia Cristina Brainer de Oliveira Mota
Universidade Federal de Pernambuco
Emmanuelle Maria de Queiroz Roberto Lima
Universidade Federal de Pernambuco
Jurema Freire Lisboa Castro
Universidade Federal de Pernambuco
Suely Baptista Oliveira
Universidade Federal de Pernambuco
Objetivos: Esse estudo consistiu em analisar o perfil clínico do cirurgião-dentista em relação à solicitação dos exames complementares. Foi realizada uma amostragem com profissionais atuantes em clinicas situadas em diversos bairros da cidade do Recife-PE. Metodologia: Realizou-se coleta de dados através de questionários onde eram formuladas perguntas em relação ao tipo de exame mais freqüentemente solicitado: imaginológico, histopatológico e laboratorial. Resultados: Os resultados obtidos indicaram que do universo dos 86 profissionais pesquisados, 67,4% possuíam aparelho de Raio X em suas clínicas. Em casos menos comuns eram solicitados exames imaginológicos em outras clínicas (63%), os histopatológicos foram solicitados por 49,4% e os laboratoriais 58%. O estudo evidenciou ainda, que 58% dos participantes salientaram que os exames complementares são imprescindíveis e que para 42% são simplesmente relevantes. Conclusão: Concluiu-se na amostragem realizada na cidade do Recife que os profissionais fazem clínica odontológica possuem, de certa forma, visão clínica para elaboração de seu diagnóstico alicerçados com o auxílio dos exames complementares.
Biografia do Autor
Catarina Mota Vasconcelos Brasil, Universidade Federal de Pernambuco
possui graduação em odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), atualmente é mestranda em Odontologia concentração Clínica Integrada e bolsista Facepe. Sua área de atuação é estomatologia/patologia/laserterapia.