Prevalência da Síndrome da Combinação em pacientes submetidos a tratamento dentário no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no município de Vassouras-RJ

Autores

  • Frederico dos Reis Goyatá USS
  • José Arri Duarte Júnior USS
  • Carlos Roberto Teixeira Rodrigues USS

Palavras-chave:

Síndrome da Combinação - Prótese Total Superior - Prótese Parcial Removível

Resumo

A Síndrome da Combinação foi inicialmente relatada por Kelly em 1972, demonstrando a presença de algumas alterações fisiológicas e sinais clínicos que caracterizavam-se principalmente pela perda acentuada de suporte ósseo na região anterior da maxila, aumento fibroso da tuberosidade maxilar, hiperplasia papilar dos tecidos do palato duro e da fibromucosa da região anterior, extrusão dos dentes anteriores inferiores e perda óssea na região da mandíbula posterior. Este trabalho teve como objetivo identificar os sinais clínicos relacionados à Síndrome da Combinação em pacientes atendidos na área de Prótese do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município de Vassouras–RJ. O trabalho contribuiu para conscientizar os cirurgiões-dentistas a diagnosticar precocemente as características clínicas e propor um tratamento protético reabilitador.

Biografia do Autor

Frederico dos Reis Goyatá, USS

Prof. de Dentística e Prótese-Departamento de odontologia Restauradora.

José Arri Duarte Júnior, USS

Cirurgião-dentista graduado pelo Curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS) – Vassouras - RJ. 

Carlos Roberto Teixeira Rodrigues, USS

Especialista em Dentística e Mestrando em Prótese - CPO - São Leopoldo Mandic- Campinas-SP. Prof. Assistente de Prótese e Clínica Integrada do Curso de Odontologia da USS.

Downloads

Publicado

2010-12-13

Edição

Seção

Artigo Original