A IMPORTÂNCIA DE UMA PLATAFORMA PARA AUXILIAR OS PROCESSOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Amanda Rodrigues da Silva, Franck Gilbert René Bellemain

Resumo


Com a integração da web na educação, os professores têm à disposição múltiplos recursos de natureza e complexidade variada que precisam ser compreendidos e instrumentados de acordo com as diversas situações de ensino. Neste direcionamento, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância do desenvolvimento de uma plataforma para auxiliar o trabalho docente no contexto computacional de planejamento, tendo como eixo de conhecimento a matemática e a geometria. A análise foi realizada com auxílio de um questionário online, composto por cinco blocos de perguntas, totalizando em vinte e uma questões relacionadas ao planejamento docente. O questionário foi direcionado aos professores que atuam em disciplinas na área de matemática e geometria. Participaram dezessete professores de diferentes modalidades, níveis e instituições de ensino. De acordo com as respostas obtidas, destaca-se dois pontos que influenciam no planejamento docente na web: as limitações das plataformas existentes para a representação da matemática e as dificuldades que dizem respeito ao planejamento docente na web, tais como, tempo e adaptação de recursos. Conclui-se que existe necessidade do desenvolvimento de uma plataforma que auxilie o trabalho docente na área de matemática/geometria e que considere requisitos direcionados ao professor, como oferecer suporte para adaptação de recursos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da Revista Educat é 2675-2344.