ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INOVADORAS
Resumo
Pensar educação superior significa assumir responsabilidades e compromissos com a formação crítico-reflexiva baseada na realidade concreta político-socio-cultural permeada pela historicidade dos tempos. O que torna exigência, ao conjunto de disciplinas que configuram este processo formativo, adotar práticas inovadoras para contribuir com o protagonismo e autonomia dos(as) alunos(as). Inseridas neste contexto, estamos desenvolvendo uma pesquisa longitudinal, 2 anos, iniciada em 2019.1, com objetivo de analisar, em narrativas dos alunos(as)-monitores(as) das Disciplinas Estágio Supervisionado I, II e III do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, como as estratégias adotadas por esta disciplina constituem-se em práticas inovadoras. Esta motivação nasceu das experiências vividas neste universo, no qual identificamos práticas asseguradas por dimensões humanas, técnicas, pedagógicas e político-sociais, que visam estimular estudos, reflexões, investigações e discutições coletivas frente as relações de poder da atual conjuntura, na qual a educação superior está inserida. O desafio em socializá-la e submeter às análises críticas da comunidade acadêmica e profissional do I Congresso Internacional Educat, se coloca por compreendermos que a mesma apresenta elementos teórico-metodológicos crítico-reflexivos que contribuem para possíveis analises, interpretações didático-pedagógicas acerca do ensino-aprendizagem no cenário acadêmico da educação superior no tocante ao quefazer com práticas inovadoras em unidade ensino-pesquisa-extensão na formação de futuros docentes. Portanto, a fundamentação epistêmica-metodológica ancora-se nas teorias críticas que asseguram a indissociabilidade teórico-prática critico-reflexiva com relevância, sentido e significado à formação e atuação em Educação Física no universo escolar, seus projetos e políticas educacionais. A abordagem etnometodológica orienta nosso olhar e escuta para mergulhar no objeto estudado com base nos conceitos-chave: prática – realização, indicialidade, reflexividade e noção de membro. Os resultados até então obtidos pelas entrevistas narrativas e pela observação participante, nossos procedimentos investigativos, registram que deste quefazer formativo resultam práticas inovadoras pelo fato de privilegiar estratégias interativas, comunicativas, discursivas, argumentativas e decisórias, básicas ao exercício da democracia. Destacam, também, como práticas inovadoras as pesquisas orientadas nas redes de ensino municipal, estadual e privado, os ciclos de palestras com participação de egressos, professores especialistas, mestres e doutores de diferentes áreas, os quais são convidados para abordar temas das humanidades, das ciências da saúde e da educação. Assim, reafirmamos ser esta pesquisa exitosa e inovadora por buscar compartilhar saberes e aprendizagens, numa perspectiva interdisciplinar, com diálogos acadêmicos frente uma formação de qualidade.