FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS

Etiane Valentim da Silva Herculano, Maria Auxiliadora Soares Padilha

Resumo


A formação continuada de professores e a inovação pedagógica são o foco deste trabalho. Essas categorias teóricas têm se revelado bastante pertinentes dentre as temáticas recorrentes no debate educacional atual, suscitando a importância de reflexões e estudos que contribuam com essa discussão. Nessa direção, o presente estudo buscou analisar as aproximações e os distanciamentos da formação continuada de professores com a perspectiva da inovação pedagógica na rede municipal de ensino de Recife, a partir do enfoque das coreografias didáticas (ZABALZA, 2006). Em nosso percurso metodológico e, numa abordagem qualitativa de pesquisa, com a opção pelo estudo de caso, realizamos a análise documental, a aplicação de questionários online e as entrevistas semi-estruturadas para a construção dos dados do estudo. Na análise dos dados, recorremos à técnica da análise do conteúdo (BARDIN, 2011), considerando os elementos das coreografias didáticas (antecipação, colocação em cena, modelo-base e produto) como principais categorias dessa análise. Ainda nesse processo, realizamos o processamento e o cruzamento dos dados, com o suporte do software Atlas TI (versão 8), para a elaboração de redes de relações entre esses dados, no sentido de alcançar nosso objetivo de estudo, bem como responder nossas indagações na pesquisa. Os resultados evidenciaram uma multiplicidade de aspectos, relacionados à inovação pedagógica, tais como: participação dos sujeitos, interesse, protagonismo, socialização das aprendizagens, dentre outros, o que nos conduz à compreensão de que a dicotomia formação docente-inovação pedagógica pode contribuir com o engajamento dos docentes em seu processo formativo, impactando, mais efetivamente, na inovação das práticas pedagógicas desenvolvidas em seu exercício profissional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da Revista Educat é 2675-2344.