LETRAMENTO DIGITAL E HQS ONLINE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Marcela Karine da Silva

Resumo


O presente artigo apresenta uma discussão acerca da prática de letramento digital a partir da realização de uma oficina de produção de histórias em quadrinhos através da plataforma digital WebPixton para licenciandos em formação, na Universidade Federal de Pernambuco. Buscou-se, primordialmente, associar as atividades desenvolvidas na oficina com o letramento digital, orientando os participantes com os principais elementos constituintes das HQs, a contribuição que as histórias em quadrinhos têm para o desenvolvimento criativo do cérebro humano e para os níveis de letramento digital, a partir de uma auto-avaliação sobre seus próprios níveis de letramento digital, aplicada através de um questionário eletrônico. Por fim, as técnicas da análise do discurso foram fundamentais para obtenção dos resultados propostos nessa pesquisa. Através das auto-avaliações dos participantes, concluímos que existem vários entendimentos para o conceito de letramento digital, bem como houve diversas caracterizações acerca desse conceito e atribuições distintas relacionadas ao processo de ensino.


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ISSN da Revista Educat é 2675-2344.