TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E AS METODOLOGIAS DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL ATRAVÉS DE APLICATIVOS MÓVEIS

Autores

  • Lhanna Mhara Sousa Sampaio
  • Jose de Lima Albuquerque
  • Consuêla Felix de Vasconcelos Neta
  • Marize Sousa de Assunção
  • Tiago James Soares Lima

Resumo

Este trabalho visa mostrar caminhos, alternativas para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando as mais diversas Tecnologias da Informação e Comunicação Digital(TIDC), levando em consideração o grau de dispersão e introspecção do Autismo. Tem como objetivo principal analisar três aplicativos móveis que se propõem auxiliar no processo educativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os referidos aplicativos são: o ABC Autismo, Aiello e Brainy Mouse. Os aplicativos adotam as premissas das metodologias de intervenção educacional estruturalista: TEACCH, ABA e PECS, respectivamente tendo em comum o grande apelo visual, eles trabalham com a proposta de alfabetização de forma lúdica explorando bem os recursos audiovisuais, através de sons, figuras, formas, vocabulários, cores e imagens, possibilitando a criança interagir melhor com o conteúdo e as atividades propostas. A análise foi feita, inicialmente, com o estudo desses aplicativos e de pesquisas bibliográficas das teses que os validaram e de pesquisas acadêmicas publicadas sobre seu uso e importância para a aprendizagem e inclusão educacional. Com esta pesquisa espera-se contribuir para que os profissionais da educação possam utilizar com maior propriedade de aplicativos para dispositivos móveis, dentre outas ferramentas tecnologicas digitais que visam apoiar alunos e professores em atividades cotidianas aplicadas na co-relação da Interação Humana Computador, e o contexto escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista, contribuindo para as possibilidades de aprendizagem, interação social e comunicação entre o professor e aluno com TEA e as práticas pedagógicas do cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Edição

Seção

Artigos