Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira do Esporte Coletivo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os originais deverão ser redigidos na ortografia oficial, português ou inglês, e digitados em processador de texto Word for Windows, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1½, em folha formato A4, margem 2,5 em todos os lados, os artigos devem apresentar no máximo de 12 a 15 páginas. Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica e gramatical antes de apresentá-lo à revista. O volume de texto de artigos, incluindo resumos, notas e referências, deverá estar com 40.000 caracteres com espaços (volume máximo), salvo casos excepcionais a critério dos Editores. Estas orientações devem ser rigorosamente seguidas pelos autores e sua inobservância poderá implicar a recusa imediata do texto. No preparo do original, deverá ser observada a seguinte estrutura

a) Título e subtítulo do artigo (máximo duas linhas); 14 palavras Página de rosto: Título em negrito, centralizado e com todas as fontes maiúsculas, 150 caracteres no máximo. Nome do ou dos autores por ordem de preferência para o manuscrito, com algarismos arábicos antes do primeiro nome sobrescrito. Instituição e email dos autores. Máximo 6 autores. Endereço completo do primeiro autor para correspondência.

b) Resumo e palavras-chave: Logo acima do resumo título em negrito e centralizado, apenas a primeira letra do título maiúscula. O resumo não deve ultrapassar 300 palavras (considerando espaços), e as palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no máximo cinco (05), separadas por vírgula e ponto no final. O resumo, o título e as palavras-chave devem ser apresentados também em inglês. No resumo deve apresentar-se sistematizado pelas palavras: Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusão.

c) Corpo do texto, para os artigos originais e de revisão, deve conter Introdução, Método (apreciação ou Nº de um comitê de ética, procedimentos, análise estatística), Resultados (revisões optativo), Discussão, Conclusão, agradecimentos (optativo), referências; ao longo do texto não deve haver identificação autoral, e nem usar notas de rodapé.

d) Tabelas e figuras: as tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título, evitando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos ou textos. Na montagem das tabelas, o título deve ser alinhado a esquerda, quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras. Estes elementos devem ser produzidos em preto e branco, em tamanho máximo de 16 x 24 cm (padrão da revista), apresentando, sempre que possível qualidade de resolução (a partir de 300 DPIs) para sua reprodução direta, não exceder o número máximo de 3 tabelas e 3 figuras.

e) Referências bibliográficas: devem obedecer a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 6023), não exceder o número máximo de 35 referências, sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

f) Após o corpo do texto, em outra página, o(s) autor(es) deverão incluir uma declaração expondo que o manuscrito nunca foi enviado a outro periódico, passando todos os direitos de publicação para Revista Brasileira do Esporte Coletivo e ainda, declarar o conflito de interesses entre os autores e ou instituições, assinado por todos os autores. Alguns exemplos de referências bibliográficas:

• Livros (um autor) CALDAS, I. S. L. Treinando Handebol. 1. ed. Recife: Editora Universitária - UFPE, 2014.

• Livros (dois autores) BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

• Capítulos de livros OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

• Artigos de periódicos (com mais de três autores) PODSAKOFF, P. M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

• Teses ou Dissertações ABURACHID, L. C. M. Construção e validação de um teste de conhecimento tático declarativo: processos de percepção e tomada de decisão no tênis. 2009. 149f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

• Artigo de periódico (formato eletrônico) AQUINO, J.G.; MUSSI, M.C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2002.

• Livro em formato eletrônico SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.

• Artigo assinado (jornal) DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

• Artigo não-assinado (jornal) FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

• Decretos e leis BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1.

• Constituição federal BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

• Relatório oficial UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeogr.).

• Gravação de vídeo VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987.1 videocassete (120 min.): VHS, son., color.

• Trabalho publicado em Anais de Congresso PARO, V.H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Edipucrs, 1997. p. 303-314. e) Notas: quando existirem, devem ser numeradas seqüencialmente e colocadas no final do artigo. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, deve-se utilizar as citações no texto: de acordo com a NBR 10.520/2002, as citações das referências no corpo do trabalho devem ser feitas com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação optativa: (NUNES, 1995, p. 225). Para mais de um autor, separar com vírgula (NUNES, FERREIRA, 2001, p. 12).

Observações gerais:

• A revista Brasileira do Esporte Coletivo (rbec) declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

• Os manuscritos devem ser enviados ao email: rbec@gmail.com

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.