A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO HANDEBOL ATRAVÉS DA LUDICIDADE

Jobson Julião Rocha Filho

Resumo


Objetivo: Este trabalho apresenta a importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem do handebol através da ludicidade, visando o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de seus praticantes, analisando
estímulos que são ofertados para que os indivíduos possam aplicar uma resposta a nível motor de forma eficiente, buscando o equilíbrio entre o jogador e o ambiente. Desenvolvendo assim uma ordem pedagógica para
aprendizagem através de vivencias lúdica, resultando assim em uma evolução a partir de uma melhor assimilação do jogo através de uma concepção geral. Método: Desta maneira foram analisados e selecionados
10 artigos dentro do período de 10 anos (2006 a 2016), relacionando as informações necessárias para o desenvolvimento do tema através de uma nova perspectiva. Resultados e Discussão: Resultando assim em
novas possibilidades de aprendizado, por meio de atividades lúdicas, favorecendo e estimulando ainda mais os iniciantes desta modalidade. Conclusão: Conclui-se que o processo de iniciação esportiva sendo feito através do caráter lúdico pode favorecer a continuidade da prática do handebol, deste modo desenvolvendo praticantes mais preparados para as adversidades do próprio jogo.

Texto completo:

PDF

Referências


AWAD, H. Z. A. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. 2a edição: Fontoura, 2006

CARON, J. Psicomotricidade: um recurso envolvente na psicopedagogia para a aprendizagem. Revista de

Educação do IDEAU. v. 5. n.10, 2010.

FERREIRA, M. O.; CAVALARI, N. A psicomotricidade relacional como uma ferramenta de ação no ensino-

aprendizagem. Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP. v. 1. n. 2. p. 116-130, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Edição: São Paulo: Atlas, 2002.

MAGALHÃES, A. G. Q. Psicomotricidade: uma nova perspectiva de educar. Norte Científico. v. 1. n.1, 2006.

NUÑES, P. R. M. Handebol: motivos para a prática do esporte nos atletas das equipes finalistas dos XXI jogos

escolares de Campo Grande/MS-2006. In: VI Encontro Nacional de Professores de Handebol das Instituições de

Ensino Superior Brasileiras. Florianópolis-SC de 03 a 07 de outubro de 2007.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte

Editora, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.