AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE ATLETAS DE HANDEBOL DOS JOGOS ESCOLARES DE LIMOEIRO 2016

Anny Caroline Messias do Nascimento, Raphaella Christine Ribeiro de Lima

Resumo


Introdução: O handebol é uma modalidade esportiva coletiva de cooperação, oposição e invasão do campo adversário, onde os jogadores fazem constantemente uso de processos cognitivos como a tomada de decisão, percepção, atenção e outros. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento tático declarativo em atletas escolares de handebol da cidade de Limoeiro e compara-los com a idade, sexo, posição de jogo, tempo de reação e anos de pratica. Método: O estudo foi do tipo transversal, descritivo e comparativo, com amostra por conveniência (n=106), aprovado pelo comitê de ética do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco sob o protocolo No 94.896 de 14/08/2012. Utilizou-se um protocolo específico já validado que possui 11 cenas de vídeo (situações ofensivas) do jogo de handebol. Para as análises descritivas, foram utilizadas as medidas de média e desvio padrão e a distribuição de probabilidades. Os dados foram submetidos ao tratamento de distribuição normal (Komogorov Smirnov) e homogeneidade de variância (Bartlet), após isso foi
utilizado o teste do qui-quadrado para verificação de associação entre as variáveis. Resultados: Nos resultados os armadores centrais obtiveram os melhores resultados e os armadores esquerdos com media próxima aos centrais, por outro lado, jogadores das posições de ponta direita e pivô se aproximaram também dos melhores, e os goleiros apresentaram os piores resultados para o nível de conhecimento tático declarativo. Conclusão: Os atletas entrevistados nesse estudo estão em fase de aprendizagem, onde em sua maioria foram classificados com o potencial em evolução para o handebol. Palavras-chave: Cognição, Handebol, Conhecimento Tático Declarativo.

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