ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO NO HANDEBOL FEMININO

Nathalia Izabelly Albuquerque Silva, Marcelo Tavares Viana, Iberê Caldas Souza Leão

Resumo


O handebol como uma modalidade esportiva coletiva de oposição, cooperação e invasão. Nele é necessário que os atletas apresentem uma boa percepção e uma rápida tomada de decisão para solucionar os problemas que surgem no ambiente de ogo, buscando um melhor desempenho individual e coletivo. Objetivo: Avaliar o nível de  onhecimento tático declarativo e sua associação com a posição de jogo entre as  tletas de handebol feminino da categoria infantil dos estados da Paraíba e  ernambuco.  étodo: Este estudo está registrado no comitê de Ética do Centro de  iências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (protocolo No 94.896 de  4/08/2012). A amostra foi composta 25 atletas de handebol. O estudo foi do tipo  escritivo e transversal. Os valores foram descritos pela média, desvio padrão e distribuição de probabilidades (análise percentual), para as análises inferenciais  mpregou-se o teste exato de Fisher com o nível de significância p<0,05. Os dados  oram gerados pelo pacote estatístico SPSS for Windows - versão 17.0; 2007.  Resultados: Mostram-nos dados satisfatórios para o nível de CTD do grupo investigado e que não houve associação com a posição de jogo e o conhecimento pesquisado (Atletas de Pernambuco p≥0,36; atletas da Paraíba p≥030). Conclusão: Concluímos que esses indivíduos estão em pleno desenvolvimento (aprendizagem), por apresentarem esses resultados e que estão adquirindo conhecimentos em relação ao handebol.


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