Análise do feedback visual e auditivo sobre a eficiência do arremesso de sete metros em atletas de handebol
Palavras-chave:
Handebol, Feedback Esportivo, Pênalti, Biomecânica.Resumo
Introdução: O handebol é um esporte que exige altas demandas técnicas, táticas e físicas. Existem várias formas em que a bola pode ser arremessada no handebol, dentre elas, o arremesso de sete metros. Entretanto, no tiro de sete metros não se pode realizar um salto, desta forma, para uma melhor execução deste arremesso o executante normalmente procura transferir energia do contato do pé através da corrente cinética para a mão dominante, a fim de projetar a bola com velocidade e precisão. Objetivo: Investigar a influência do feedback visual e auditivo na execução do arremesso de sete metros, a partir das angulações dos membros superiores e inferiores, de atletas amadores, e do aumento da velocidade e aceleração da bola. Metodologia: Com a baliza demarcada com seis alvos, os sujeitos foram instruídos a realizar seis arremessos de sete metros como eram habituados, buscando acertar o alvo que lhe foi direcionado. Após esta ação, eram demonstrados para os sujeitos, um vídeo dele próprio executando o arremesso, e o vídeo de um atleta de alto rendimento executando o arremesso de sete metros, no qual os sujeitos eram informados a analisar os ângulos de seus membros superiores e inferiores, e tentar ajustá-los para realizar o arremesso da maneira que se aproximasse o máximo possível da execução do atleta renomado, repetindo mais seis arremessos. Resultados e Discussão: Os resultados indicaram que apenas a aceleração da bola e o ângulo do cotovelo obteve relevância estatística, e nenhuma melhoria da eficiência do arremesso (quantidade de acertos) no antes e após o feedback foi notada. Conclusão: Insinuando que o tipo de feedback realizado não parece ser a melhor forma de abordagem para ajustes da eficiência do arremesso de sete metros no handebol.
Referências
BENJAMINSE, A. et al. Video Feedback and 2-Dimensional Landing Kinematics in Elite Female Handball Players. Journal Of Athletic Training, Dallas, TX, United States. v. 52, n. 11, p. 993-1001, 2017.
BOURNE, M. et al. The dynamical structure of handball penalty shots as a function of target location. Human Movement Science, Amsterdam, Netherlands. v. 30, n. 1, p. 40-55, 2011.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL. REGRA 14- TIRO DE 7 METROS: Regras de jogo. 1 ed. Aracajú, SE. Tradução: Professor Sálvio Pereira Sedrez – Prc-Ihf Member e Presidente Comissão de Árbitros da Pathf. p. 121, 2016.
GLAZIER, P. S. Beyond Animated Skeletons: How Can Biomechanical Feedback Be Used to Enhance Sports Performance? Journal of Biomechanics, New York, United States. v. 129, 2021.
MASON, R. J.; FARROW, D.; HATTIE, J. AC. An exploratory investigation into the reception of verbal and video feedback provided to players in an Australian Football League club. International Journal of Sports Science & Coaching, London, England. v. 16, n. 1, p. 181-191, 2021.
MONTES, F. A.; et al. Análise Tridimensional do Arremesso com Apoio no Handebol. UNOPAR Cientifica. Ciências Biológicas e da Saúde. Londrina, Brasil. V. 14, n. 1, p. 5-8, 2012.
SKEJØ, S. D. et al. Shoulder kinematics and kinetics of team handball throwing: a scoping review. Human Movement Science. Amsterdam, Netherlands. v. 64, p. 203-212, 2019.
TEIXEIRA, L. A. Controle motor. Barueri, SP.; Manole, p. 372, 2005.
TILLAAR, R. V.; ETTEMA, G. A Three-Dimensional Analysis of Overarm Throwing in Experienced Handball Players. Journal Of Applied Biomechanics, Champaign, IL, United States. v. 23, n. 1, p. 12-19, 2007.
YEOMAN, B.; BIRCH, P.D.J.; RUNSWICK, O. R. The effects of smart phone video analysis on focus of attention and performance in practice and competition. Psychol Sport Exercise, Dallas, TX, United States. v. 47, p. 101644, 2020.
WULF, G.; LAUTERBACH, B.; TOOLE, T. The learning advantages of an external focus of attention in golf. Research quarterly for exercise and sport, Washington, United States. v. 70, n. 2, p. 120-126, 1999.
WULF, G. et al. Enhancing the learning of sport skills through external-focus feedback. Journal of Motor Behavior, New York, United States. v. 34, n 2, p. 171-182, 2002.
WULF, G., MCNEVIN, H. NANCY. Simply Distracting Learners Is Not Enough: More Evidence for the Learning Benefits of An External Focus of Attention. European Journal of Sport Science. London, England. v. 3, p1-13, 2003.
WULF, G. How elite coaches' experiential knowledge might enhance empirical research on sport performance: a commentary. International Journal of Sports Science & Coaching, London, England. v. 7, n. 2, p. 423-426, 2012.
WULF, G.; PRINZ, W. Dirigir a atenção para os efeitos do movimento melhora a aprendizagem: uma revisão. Psychonomic Bulletin & Review. Austin, TX, United States. v. 8, n. 4, p. 648-660, 2001.