O handebol como facilitador para o desenvolvimento motor do praticante
Palabras clave:
Handebol, Habilidade motora, Desenvolvimento moto.Resumen
Introdução: Sabendo esporte é um dos fenômenos socioculturais que contribui de forma integral aos seus praticantes e que a prática do esporte está ligada a diversos benefícios atrelados a vivência de atividades físicas, como fatores físicos, psicológicos e sociais. Considerando também que o handebol é um esporte praticando desde do século XX e é um dos esportes com grande variedade de movimento em sua execução e que sua partida pode promover alterações benéficas para seus praticantes. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo explanar através de uma revisão bibliográfica, a influência do handebol como facilitador do desenvolvimento motor de seus praticantes. Metodologia: O presente estudo se constitui de uma revisão bibliográfica de cunho narrativa, na qual tem como dados científicos a literatura já publicada que aborda o tema do estudo, servindo assim para avaliar o objetivo principal do trabalho. Discursão: Sendo um dos motivos que impulsionaram esse estudo a constatação de que a modalidade proporciona uma maior aproximação dos movimentos que utilizamos no dia a dia para resolução de problemas motores, tendo como ferramentas as ações técnicas do esporte, tais como passar, correr, saltar e arremessar, e que a pratica dessas ações podem promover um aprimoramento das habilidades motoras de seus praticantes. Conclusão: O handebol tem apresenta um papel importante como facilitador do desenvolvimento motor, o qual oportuniza um pratica rica de variação de movimentos, assim contribuindo na aquisição motora de seus praticantes.Citas
ALVARENGA, R. N. A percepção do atleta de handebol sobre a iniciação da
modalidade: analisando a influência das aulas de educação física escolar.
52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)
- Faculdade CALAFIORI, Minas Gerais, 2011.
CONTRIM, J. R. et al. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais
em crianças com diferentes contextos escolares. Revista da Educação
Física/UEM. Maringá, v. 22, n. 4, p. 523-533, 4. trim. 2011
DANTAS, S. W. A.; NASCIMENTO, L. M.; SILVA, H. J. G. Handebol na escola:
uma revisão das contribuições no desenvolvimento motor de escolares.
Repositório ASECES, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetas de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
p.
KREBS, R. J. et al. A contribuição da prática do handebol no desempenho das
habilidades motoras amplas de escolares. Cinergis – Vol 11, n. 2, p. 1-8 Jul/Dez,
SANCHES, A. P.; GRABOWSKI, J. L. Alterações posturais em atletas de uma
equipe de handebol masculino categoria adulto da cidade de Maringá-PR.
Revista UNINGÁ, Maringá – PR, n.36, p. 41-52 abr./jun. 2013
MALHEIROS, J. L.; PANDA, M. D. J. Diagnóstico das habilidades motoras do
handebol da equipe juvenil feminina da escola de educação básica
margarida pardelhas. XIV Seminário Internacional de Educação no Mercosul.
Rio Grande do Sul, 2012.
Revista Brasileira do Esporte e do Exercício. Ano 1. VOLUME 1. 2022
Handebol como facilitador do desenvolvimento motor. 37
MORAES, T. L.; NASCIMENTO, F. C.; PINHEIRO, H. HANDEBOL: O
facilitador do desenvolvimento motor. VI Seminário de Pesquisas e TCC da
Faculdade União de Goyazes. 2013. 25p.
SILVA, L. T. Os esportes coletivos na iniciação esportiva: possibilidades
lúdicas. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação
Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.
SILVA, C. M.; SOUZA, G. P.; OLIVERIA, A. C. S. Estudo da memória motora no
desenvolvimento de habilidades motoras em alunos do ensino médio praticantes
de handebol da cidade de Paulo Afonso-BA. Revista Científica do UniRios.
Paulo Afonso, ed. 2021, n. 30, p. 332 – 360. 2021.
XAVIER, J. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância.
Disponível em: https://portal.fiocruz.br/print/33463>. Acesso em: 21
mar. 2022.
ZAFFALON, J. R. J.; MEDEIROS, F. F.; SILVA, J. R. O esporte como fenômeno
social. EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 17, n.172, set. 2012.