Parcerias Público-Privadas Como Instrumento de Reforma Administrativa: Uma Proposta de Tipologia

Autores

  • Maurício Euclides de Melo UDESC
  • Leonardo Secchi UDESC

Resumo

As reformas administrativas e a aproximação entre os setores públicos e privados na entrega de serviços é um campo de estudos em expansão. Embora a literatura tenha abordado os temas com frequência nas últimas duas décadas, a diversidade de abordagens teóricas acerca das Parcerias Público-Privadas dificulta a compreensão do tema tanto na academia quanto pelos praticantes. O presente artigo comparou as tipologias e conceitos de PPPs da literatura com os instrumentos legais previstos no direito positivo brasileiro e propôs um modelo que aglutinou os conceitos de acordo com a cooperação, colaboração e objetivos das parcerias. 

Biografia do Autor

Maurício Euclides de Melo, UDESC

Formado em Administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Regional de Blumenau e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente exerce o cargo de Analista de Projetos na SC Participações e Parcerias, empresa de economia mista do Estado de Santa Catarina reponsável pelo programa de PPP.  

Leonardo Secchi, UDESC

Leonardo Secchi é Ph.D. em Estudos Políticos pela Universidade de Milão – Itália – e possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi pesquisador na Harvard Kennedy School (Universidade de Harvard – Estados Unidos), no Boston Municipal Research Bureau (BMRB - Estados Unidos) e no Instituto de Gobierno y Políticas Públicas (Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha). Atualmente é docente de Administração Pública na graduação e no mestrado da Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde leciona a disciplina de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2012-10-11

Edição

Seção

Artigos