Motivação, satisfação e propensão à evasão no serviço público: a carreira de professor no município de Toledo, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-1243.2021.249427Palavras-chave:
serviço público, gestão de pessoas, satisfação, motivação, evasão.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar os fatores que afetam a motivação, a satisfação e a intenção de evasão nos servidores públicos municipais que ocupam cargo de professor de ensino fundamental no município de Toledo-PR. O estudo foi realizado a partir de dados coletados através da entrega de um questionário elaborado para os professores do setor público municipal. A pesquisa demonstrou uma relação direta entre os índices de satisfação, intenção de evasão e os seguintes fatores: faixa de remuneração, quadro de carreira, atribuições da função e com a percepção à incentivos de formação. Os servidores altamente insatisfeitos, em sua totalidade, mostram ações de intenção de evasão em um curto período de tempo (até seis meses) em relação à data da pesquisa. O artigo espera contribuir para o acervo de literatura a respeito de satisfação e motivação, em especial no serviço público, visto que é uma questão de alta importância para a gestão pública nacional.Referências
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