Análise de recursos do fundo nacional de desenvolvimento da educação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-1243.2019.235978Schlagworte:
FNDE, FUNDEF, FUNDEB, COREDE, Vale do JaguariAbstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as transferências e despesas dos orçamentos da educação dos municípios do COREDE Vale do Jaguari, juntamente com o número de matrículas na educação básica municipal, obtendo o déficit por aluno destes municípios através de uma pesquisa quantitativa que analisa os dados através de levantamentos financeiros. A pesquisa possui abordagem quantitativa, pois seleciona os dados e analisa-os sistematicamente (GIL, 2008). O FNDE é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação que tem como objetivo prestar assistência financeira e técnica, além de executar ações que contribuam para a educação de qualidade a todos (FNDE,2016). O trabalho buscou desempenhar um papel de ferramenta auxiliar para as prefeituras do COREDE Vale do Jaguari, que futuramente poderão valer-se dos resultados para melhorar o planejamento da educação do município, visto que as despesas vêm superando as transferências anualmente e futuramente poderão estar em níveis insustentáveis.
Literaturhinweise
BRASIL, FNDE, História. Disponível em:http://www.fnde.gov.br/fnde/institucional. Acesso em 10 de outubro de 2016.
BRASIL, Portal da transparência, Glossário. Disponível em:http://www.portaldatransparencia.gov.br/glossario/DetalheGlossario.asp?letra=t. Acesso em 10 de outubro de 2016.
BRASIL, Secretaria de fazenda de São Paulo. Transferências Voluntárias do Governo do Estado de São Paulo. Disponível em:https://www.fazenda.sp.gov.br/TransferenciaVoluntaria/Sistema/Novo/PaginaInicial.aspx. Acesso em 10 de outubro de 2016.
BRASIL, FNDE, Institucional/Etiquetas. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/etiquetas/item/1385-organograma. Acesso em 05 de dezembro de 2016.
BRASIL, FNDE; Programas. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/>. Acessado em 29 de novembro de 2016.
BRASIL, FNDE. Apresentação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/fundeb-apresentacao. Acessado em 21 de novembro de 2016.
BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Diário Oficial. Brasília, DF, 26 de dezembro de 1996, p. 28442.
BRASLAVSKY, Cecilia. Diez factores para una educación de calidad para todos en el siglo XXI. REICE: Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2006.
CASTRO, Jorge Abrahão de. O fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino e valorização do magistério (Fundef) e seu impacto no financiamento do ensino fundamental. Texto para discussão nº 604. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1998.
DAVIES, Nicholas. FUNDEB: a redenção da educação básica. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96 - Especial, p. 753-774, 2006
FERNANDES, Francisco das Chagas. O Fundeb como política pública de financiamento da educação.Retratos da Escola, v. 3, n. 4, 2012.
FRARE, Irineu Rodrigues. Estrutura e cultura na mudança das instituições: um estudo sobre a complexidade do processo de desenvolvimento institucional o caso do fundo nacional de desenvolvimento da educação (FNDE). Dissertação de Mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, 2006.
LIMA, Ezequiel de. Efeitos do fundo de desenvolvimento da educação básica e valorização dos profissionais da educação-FUNDEB na educação infantil de Medianeira-Paraná. 2015. 107 f. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista – Unesp – Campus de Marília. Marília, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria.Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. Atlas, 2011.
MARTINS, Regina Sheila Bordalo; CARDOZO, Maria Jose Pires Barros. FUNDEB: no limite dos recursos mínimos para a educação pública brasileira. IN: Jornada Internacional Políticas Públicas, 2015. São Luís. UFMA, 2015.
MENDES, Danielle Cristina de Brito. FUNDEB: AVANÇOS E LIMITES NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, p. 392-412, 2012.
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Assistência financeira do FNDE/MEC a programas e projetos educacionais: formato e implicações. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, n. 215, 2007.
PINTO, José Marcelino de Rezende; ADRIÃO, Theresa. Noções gerais sobre o financiamento da educação no Brasil.EccoS revista científica, v. 8, n. 1, p. 23-46, 2006.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Métodos quantitativos e qualitativos. Pesquisa social: métodos e técnicas, v. 3, p. 70-89, 1999.
ROSSINHOLI, Marisa. Política de Financiamento da Educação Básica no Brasil: do FUNDEF ao FUNDEB. Tese de Doutorado. UNIMEP, Piracicaba, SP: 2008.
SEMEGHINI, Ulysses Cidade. Fundef: uma revolução silenciosa. Texto elaborado para apresentação na Organização das Nações Unidas). Site do Ministério da Educação. Disponível em www.mec.gov.br/sef/fundef/resul.shtm, 2001.
SILVA, Carmem Virgínia Moraes da; FRANCISCHINI, Rosângela. O surgimento da educação infantil na história das políticas públicas para a criança no Brasil.Práxis Educacional, v. 8, n. 12, 2012.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 Gestão Pública: Práticas e Desafios - ISSN: 2177-1243

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International. Os conteúdos da Revista Gestão Pública: práticas e desafios, estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, para fins não comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Texto da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0