A GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO: OS DESAFIOS DE SUAS ESPECIFICIDADES

Authors

  • Rafael Rudolfo Kreutz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-1243.2018.234989

Keywords:

Gestão de Projetos, Setor Público, Especificidades

Abstract

Na esfera pública, as instituições têm por finalidade desenvolver atividades fins vinculadas às necessidades e interesse da sociedade. Logo, para atender aos anseios populacionais demandam-se programas de gestão que possibilitem a utilização racional dos recursos públicos para a promoção de ações que gerem resultados com eficiência. Neste contexto, as metodologias de gerenciamento de projetos surgem como ferramentas de apoio para que as organizações consigam atingir seus objetivos de maneira mais eficaz. Este ensaio teórico tem por objetivo lançar luz sobre as especificidades da gestão de projetos a fim de identificar na literatura quais são os principais fatores de diferenciação da gestão de projetos no setor público. O método de pesquisa utilizada foi uma revisão bibliográfica. Os resultados demonstram serem várias as especificidades do setor público, dessas algumas levam a uma maior burocracia no processo de gestão dos projetos e que, por consequência, podem acabar gerando uma perda na eficiência do alcance dos resultados pretendidos. Ficou em maior destaque elevada preocupação do setor público quanto à importação de mecanismos de gestão de projetos, que eram originalmente usados no setor privado e a grande diversidade de stakeholders do setor público.

Author Biographies

Rafael Rudolfo Kreutz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduação em administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e MBA em Administração e Finanças pela Uninter (2012), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2014), em andamento. Professor do curso de Gestão de Negócios em Saúde - Uningá Santa Maria (2009-2012), Professor CEBRAC Santa Maria (2012). Diretor da Ajesm (Associação de Jovens empreendedores de Santa Maria) (2007-2008), Vice Presidente da Ajesm (2009 - 2010). Conselheiro do Conselho Superior (Consun) da Uergs. Presidente da Comissão Eleitoral da Uergs - CEUERGS, para eleição de Reitor e Vice Reitor (2014), Vice Presidente Comissão Eleitoral Diretor Regional Uergs(2014). Atualmente é Analista Administrador pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Possui formações complementares em qualidade PGQP, avaliador e examinador nível I e II, Iso 9001, como avaliador interno, gestão de projetos(FGV), mapeamento de processos e gestão pública.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Foi docente (2006-2017) e coordenadora (2011-2013) do Programa de Pós-Graduação em Administração e editora da Revista Sociais e Humanas (2009-2016). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas - PPGOP/UFSM e Editora da Revista Práticas de Administração Pública. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Comportamentais, mercado de capitais, análise multivariada e avaliação de políticas públicas.

Published

2019-01-14