AÇÃO PROPULSORA DA INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROJETO DOS AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • Marcos Roberto Gois de Oliveira UFPE
  • Denilson Bezerra Marques UFPE
  • André Marques Cavalcanti UFPE

Resumen

Avalia-se, a partir do grau de inovação, o impacto das ações implementadas via o Projeto dos Agentes Locais de Inovação do SEBRAE - PE nas Micros e Pequenas Empresas (MPEs) em diversos setores da economia pernambucana. A pesquisa consiste de forma sintética de quatro etapas: Mapeamento inicial do grau de inovação, definição de um plano de ação a ser executada pelas empresas, medição do grau de inovação após a execução das ações do plano, e por fim uma nova medição do grau de inovação após no mínimo três meses do último diagnóstico. Para a análise utilizou-se uma amostra com 1.000 MPEs de diversos setores. Percebe-se uma necessidade por ações de inovação nas dimensões relacionadas com gestão, notadamente os subsetores industriais. A demanda por curso e consultorias relacionadas com gestão e a absorção da cultura da inovação dos subsetores confecções, metal-mecânica e aplicação de gesso corroboram a mudança de paradigma no tocante à inovação tecnológica para a inovação geral.

Biografía del autor/a

Marcos Roberto Gois de Oliveira, UFPE

Marcos Roberto Gois de Oliveira, Doutor em Economia (2005) PIMES/UFPE. Professor Adjunto do Depto. de Ciências Administrativas e do PROPAD (Programa de Pós-Graduação em Administração) da UFPE – Recife-PE. E-mail: mrgois@hotmail.com.

Denilson Bezerra Marques, UFPE

Denilson Bezerra Marques, Doutor em Sociologia (2006) PPGS/UFPE. Professor Adjunto do Depto. de Ciências Administrativas e do MGP (Mestrado em Gestão Pública) da UFPE – Recife-PE. E-mail: marquesdb@gmail.com. 

André Marques Cavalcanti, UFPE

Doutorado em Eng.Elétrica (2004) e Mestrado em Engenharia Elétrica (1992) UFPE. Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2012-10-11