IDEOLOGIA E CLASSES SOCIAIS NA ONTOLOGIA DE GYÖRGY LUKÁCS | IDEOLOGY AND SOCIAL CLASSES IN THE ONTHOLOGY OF GYÖRGY LUKÁCS
Palavras-chave:
ontologia, Lukács, ideologia, classes sociais, “em-si” e “para-si”Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender os complexos sociais de ideologia e classes sociais, partindo do arcabouço onto-metodológico marxiano-lukácsiano, seguindo duas categorias centrais: a de “totalidade” e de “mediação”, daquilo que já estava contido em Marx como “síntese de muitas determinações”. A partir da tradição lukacsiana, principalmente, através de seus estudos localizados em seu livro Para uma ontologia do ser socia II, buscamos traçar substancialmente como se dão as constituições ideológicas, e quais são as funções que desempenham os aspectos da ideologia no seio da sociedade de classes. Bem como Lukács entende o complexo das classes sociais e o problema da consciência de classe, isso é, a problemática da classe “em-si” e sua superação “para-si”. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, orientada para apropriação imanente do arcabouço categorial da obra de maturidade do filósofo húngaro György Lukács.
Referências
ABENDROTH, W; HOLZ, H.H.; KOFLER,L. Conversando com Lukács. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1969.
CARLI, Ranieri. A política em György Lukács / Ranineri Carli. – São Paulo: Cortez, 2013. Questões da nossa época, 2013, v. 49, pp 64.
DOTI, Marcelo M. Crise energética: manifestações da crise do capital In: NOVAES, H. T.; PIRES, J.H.; MAZIN, A. D. (orgs.) Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia Volume 2 . São Paulo: Outras expressões, 2015, p. 233-254
KONDER, Leandro. Marxismo e alienação Contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
LENIN, Vladimir. O Estado e a Revolução: O que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. São Paulo: Expressão popular, 2010.
______________. Que fazer? Problemas candentes do nosso movimento. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
LESSA, Sergio. Lukács, trabalho e classes sociais in: DEL ROIO, Marcos (Org). György Lukács e a emancipação humana. São Paulo: 2013, P. 59-72.
____________. A ontologia de Lukács. – Maceió: EDUFAL, 1997.
LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. São Paulo: Revista Temas, v4, P. 1-19, 1978.
______________. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.
______________. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. O Capital O Processo de Produção do Capital (Volume I Tomo I). São Paulo: Editora Abril Cultural, 1984.
______________. Emancipação política e emancipação humana in: NETTO, José Paulo (Org) O leitor de Marx. São Paulo: Civilização Brasileira, 2012. P. 49-72.
______________. Sobre a questão Judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
______________. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2014.
______________. Para a Crítica da Economia Política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
______________. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2013.
______________. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
______________. Miséria da filosofia Resposta à Filosofia da miséria, do Sr Proudhon. São Paulo: Expressão Popular, 2009
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, István. Filosofia, ideologia e ciência social. São Paulo: Boitempo editorial, 2008.
_______________. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.
MAZZEO, Antonio Carlos. Consciência e mediação no pensamento Marxiano – notas aproximativas. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2015/mesas/Antonio%20Mazzeo.pdf> . Acesso em 07 de Agosto de 2017
NETTO, José P. Introdução in: NETTO, José Paulo (Org) O leitor de Marx. São Paulo: Civilização Brasileira, 2012. P. 7-35.
VAISMAN, Ester. A ideologia e sua determinação ontológica. Revista Verinotio, Espaço de interlocução em ciências humanos, n. 12, Ano VI, out./2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).