IDEOLOGIA E CLASSES SOCIAIS NA ONTOLOGIA DE GYÖRGY LUKÁCS | IDEOLOGY AND SOCIAL CLASSES IN THE ONTHOLOGY OF GYÖRGY LUKÁCS

Autores

  • Rafael de Almeida Andrade Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP-Marília)
  • Renan Araújo Kell

Palavras-chave:

ontologia, Lukács, ideologia, classes sociais, “em-si” e “para-si”

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os complexos sociais de ideologia e classes sociais, partindo do arcabouço onto-metodológico marxiano-lukácsiano, seguindo duas categorias centrais: a de “totalidade” e de “mediação”, daquilo que já estava contido em Marx como “síntese de muitas determinações”. A partir da tradição lukacsiana, principalmente, através de seus estudos localizados em seu livro Para uma ontologia do ser socia II, buscamos traçar substancialmente como se dão as constituições ideológicas, e quais são as funções que desempenham os aspectos da ideologia no seio da sociedade de classes. Bem como Lukács entende o complexo das classes sociais e o problema da consciência de classe, isso é, a problemática da classe “em-si” e sua superação “para-si”. A pesquisa tem um caráter bibliográfico, orientada para apropriação imanente do arcabouço categorial da obra de maturidade do filósofo húngaro György Lukács.

Biografia do Autor

Rafael de Almeida Andrade, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP-Marília)

Estudante de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP-Marília), integrante do grupo de pesquisa vinculado ao Cnpq “Organizações e Democracia” no qual foi bolsista de iniciação científica FAPESP

Referências

ABENDROTH, W; HOLZ, H.H.; KOFLER,L. Conversando com Lukács. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1969.

CARLI, Ranieri. A política em György Lukács / Ranineri Carli. – São Paulo: Cortez, 2013. Questões da nossa época, 2013, v. 49, pp 64.

DOTI, Marcelo M. Crise energética: manifestações da crise do capital In: NOVAES, H. T.; PIRES, J.H.; MAZIN, A. D. (orgs.) Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia Volume 2 . São Paulo: Outras expressões, 2015, p. 233-254

KONDER, Leandro. Marxismo e alienação Contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LENIN, Vladimir. O Estado e a Revolução: O que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. São Paulo: Expressão popular, 2010.

______________. Que fazer? Problemas candentes do nosso movimento. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

LESSA, Sergio. Lukács, trabalho e classes sociais in: DEL ROIO, Marcos (Org). György Lukács e a emancipação humana. São Paulo: 2013, P. 59-72.

____________. A ontologia de Lukács. – Maceió: EDUFAL, 1997.

LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. São Paulo: Revista Temas, v4, P. 1-19, 1978.

______________. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

______________. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital O Processo de Produção do Capital (Volume I Tomo I). São Paulo: Editora Abril Cultural, 1984.

______________. Emancipação política e emancipação humana in: NETTO, José Paulo (Org) O leitor de Marx. São Paulo: Civilização Brasileira, 2012. P. 49-72.

______________. Sobre a questão Judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.

______________. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2014.

______________. Para a Crítica da Economia Política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

______________. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2013.

______________. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

______________. Miséria da filosofia Resposta à Filosofia da miséria, do Sr Proudhon. São Paulo: Expressão Popular, 2009

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, István. Filosofia, ideologia e ciência social. São Paulo: Boitempo editorial, 2008.

_______________. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

MAZZEO, Antonio Carlos. Consciência e mediação no pensamento Marxiano – notas aproximativas. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2015/mesas/Antonio%20Mazzeo.pdf> . Acesso em 07 de Agosto de 2017

NETTO, José P. Introdução in: NETTO, José Paulo (Org) O leitor de Marx. São Paulo: Civilização Brasileira, 2012. P. 7-35.

VAISMAN, Ester. A ideologia e sua determinação ontológica. Revista Verinotio, Espaço de interlocução em ciências humanos, n. 12, Ano VI, out./2010.

Downloads

Publicado

2019-01-01