UM ESTUDO SOCIOLÓGICO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA | A SOCIOLOGICAL STUDY ON READING PRACTICES AT SCHOOL
Palavras-chave:
Prática de leitura, Problemas de leitura, Sociologia e educaçãoResumo
O objetivo da investigação é entender as práticas de leitura através das estratégias de inserção da criança na cultura letrada em uma escola pública da cidade de Fortaleza, Ceará. A análise envolve a observação do desenvolvimento de atividades literárias dentro e fora da sala de aula propostas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), o Programa de Aprendizagem na Idade Certa +5 anos (PAIC +5) e o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). É relatado neste artigo a definição do objeto, os dados encontrados no campo de pesquisa e os resultados obtidos, os quais, dentre eles, estão os problemas referentes à socialização da criança em um bairro periférico, como seus habitus e dificuldades de aprendizado, analisados por meio do olhar sociológico.
Referências
ANA. Sobre a ANA. Disponível em: <http://sitio.educacenso.inep.gov.br/sobre-a-ana>. Acesso em 27 dez. 16.
ANA. Resultados. Disponível em: <http://ana.inep.gov.br/ANA/>. Acesso em: 27 dez. 16.
ARKOS. Saiba mais. Disponível em: <http://www.arkos.com.br/main/arkos/home.php?>. Acesso em: 19 jan. 17.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.
________________. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
CHARTIER, Anne-Marie; CLESSE, Christiane; HÉBRARD, Jean. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no ocidente. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1989.
________________. A aventura do livro – do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.
________________. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
________________. Cultura escrita, literatura e história: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
________________. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2014.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
HÉBRARD, Jean. Três figuras de jovens leitores: alfabetização e escolarização do ponto de vista da história cultural. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1989.
LEGIÃO DA BOA VONTADE. Quem somos. Disponível em: <http://www.lbv.org/>. Acesso em: 19 jan. 17.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.
LEÃO, Andréa Borges. Brasil em Imaginação: livros, impressos e leituras infantis (1890-1915). Fortaleza: INESP, UFC, 2012.
________________. Norbert Elias e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MAPA DA CRIMINALIDADE E DA VIOLÊNCIA EM FORTALEZA. Perfil da SER V. Disponível em: <http://www.uece.br/covio/dmdocuments/regional_V.pdf>. Acesso em: 25 nov. 16.
PAIC. História. Disponível em: <http://www.paic.seduc.ce.gov.br/index.php/o-paic/historico/historia/>. Acesso em: 11 jun. 2015.
PREFEITURA DE FORTALEZA. Canal Educação. Disponível em: <http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/index.php/rede-de-ensino/ensino-fundamental>. Acesso em: 25 nov. 16.
SPAECE. O programa. Disponível em: <http://www.spaece.caedufjf.net/o-programa/>. Acesso em: 27 dez. 16.
SPAECE. Resultados. Disponível em: <http://www.spaece.caedufjf.net/resultados-por-escola-2013/>. Acesso em: 27 dez. 16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).