UM ESTUDO SOCIOLÓGICO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA | A SOCIOLOGICAL STUDY ON READING PRACTICES AT SCHOOL

Autores

  • Ana Cíntia Moreira Sales Universidade Federal do Ceará
  • Andréa Borges Leão

Palavras-chave:

Prática de leitura, Problemas de leitura, Sociologia e educação

Resumo

O objetivo da investigação é entender as práticas de leitura através das estratégias de inserção da criança na cultura letrada em uma escola pública da cidade de Fortaleza, Ceará. A análise envolve a observação do desenvolvimento de atividades literárias dentro e fora da sala de aula propostas pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), o Programa de Aprendizagem na Idade Certa +5 anos (PAIC +5) e o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). É relatado neste artigo a definição do objeto, os dados encontrados no campo de pesquisa e os resultados obtidos, os quais, dentre eles, estão os problemas referentes à socialização da criança em um bairro periférico, como seus habitus e dificuldades de aprendizado, analisados por meio do olhar sociológico.

Referências

ANA. Sobre a ANA. Disponível em: <http://sitio.educacenso.inep.gov.br/sobre-a-ana>. Acesso em 27 dez. 16.

ANA. Resultados. Disponível em: <http://ana.inep.gov.br/ANA/>. Acesso em: 27 dez. 16.

ARKOS. Saiba mais. Disponível em: <http://www.arkos.com.br/main/arkos/home.php?>. Acesso em: 19 jan. 17.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

________________. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

CHARTIER, Anne-Marie; CLESSE, Christiane; HÉBRARD, Jean. Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no ocidente. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1989.

________________. A aventura do livro – do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.

________________. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

________________. Cultura escrita, literatura e história: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

________________. Do livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2014.

GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

HÉBRARD, Jean. Três figuras de jovens leitores: alfabetização e escolarização do ponto de vista da história cultural. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1989.

LEGIÃO DA BOA VONTADE. Quem somos. Disponível em: <http://www.lbv.org/>. Acesso em: 19 jan. 17.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.

LEÃO, Andréa Borges. Brasil em Imaginação: livros, impressos e leituras infantis (1890-1915). Fortaleza: INESP, UFC, 2012.

________________. Norbert Elias e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MAPA DA CRIMINALIDADE E DA VIOLÊNCIA EM FORTALEZA. Perfil da SER V. Disponível em: <http://www.uece.br/covio/dmdocuments/regional_V.pdf>. Acesso em: 25 nov. 16.

PAIC. História. Disponível em: <http://www.paic.seduc.ce.gov.br/index.php/o-paic/historico/historia/>. Acesso em: 11 jun. 2015.

PREFEITURA DE FORTALEZA. Canal Educação. Disponível em: <http://educacao.fortaleza.ce.gov.br/index.php/rede-de-ensino/ensino-fundamental>. Acesso em: 25 nov. 16.

SPAECE. O programa. Disponível em: <http://www.spaece.caedufjf.net/o-programa/>. Acesso em: 27 dez. 16.

SPAECE. Resultados. Disponível em: <http://www.spaece.caedufjf.net/resultados-por-escola-2013/>. Acesso em: 27 dez. 16.

Downloads

Publicado

2019-01-01