SOCIOLOGIA E POESIA MARGINAL: desenvolvendo a imaginação sociológica no ensino de sociologia para o ensino médio / SOCIOLOGY AND MARGINAL POETRY: developing the sociological imagination in the teaching of sociology for high school
Resumo
O presente artigo objetiva e vidência a potencialidade pedagógica do uso da ‘poesia marginal’ nas aulas de Sociologia. O cronista urbano Miró da Muribeca foi escolhido para alicerçar este trabalho. Sua poesia, considerada pela crítica como ‘poesia marginal’, aborda temas e conceitos sociológicos além de vivências cotidianas comuns ao habitus dos estudantes. O uso desse tipo de poesia nas aulas de Sociologia funcionou como ferramenta didática que possibilitou a eclosão nos estudantes de um gosto maior pelas aulas associado a um entendimento maior dos conteúdos abordados por meio da parceria entre a escola e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES/CNPq. Sendo possível desenvolver neste caso específico, essas atividades e aproximar os docentes em formação do dia a dia da escola, permitindo uma conexão entre a Universidade e escola.
Palavras-Chave: Sociologia. Poesia. Ensino. Escola. Imaginação.
Referências
APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, p. 11-40, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BECKER, Howard S. As Convenções. In: Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, p. 58-79, 2010.
BODART, Cristiano das Neves. O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia. Café com Sociologia, v.1, ano 1, ed. 1. Nov. 2012.
CANDIDO, A. “Crítica e sociologia (tentativa de esclarecimento)” e “A literatura e a vida social” In: Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
CARVALHO, Walter; JARDIM, João. Janela da Alma. Documentário, 2002. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4F87sHz6y4s&t=239s> Acesso em: 27 julho 2016.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2007.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cultura Visual e Infância. In: 31 Reunião da ANPED, out. Caxambu (MG), 2008.
DUARTE, Rodrigo. A Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
FREIRE, Wilson. Miró: Preto, Pobre, Poeta e Periférico. Documentário, 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pncOPNB2qjc> Acesso em: 18 abril 2016.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e Anseios Crípticos. Pólo Editorial do Paraná, 1997.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. São Paulo: Editora Nacional, 1970.
MARTINS, Raimundo; LODDI, Laila. A cultura visual como espaço de encontro entre construtor e pesquisador bricoleur. Disponível em: http://coral.ufsm.br/lav/noticias1_arquivos/A%20cultura%20Visual.pdf. Acesso em: 2/9/2016.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola – Uma questão pública. Tradução Cristina Antunes. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
MELLO, Guiomar Namo de. Transposição Didática, Interdisciplinaridade e Contextualização. Disponível em: <http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llesp/A_a_H/didatica_I/aula_03-0021/imagens/01/transposicao_didatica_interdisciplinaridade_contextualizacao.pdf> Acesso em: 17 abril 2015.
MILLS, C. Wright. A Promessa. In: A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Ed, p. 9-32, 2007.
MIRÓ (Pseudo). SILVA, João Flávio Cordeiro. Miró até agora. Recife: Interpoética. 2013.
OLIVEIRA, Natália Braga de. A Imaginação Sociológica em Sala de Aula. Disponível em: <https://rse.s3.amazonaws.com/uploads/document/file/162/A_Imaginacao_Sociologica.pdf.> Acesso em 27 agosto 2016.
O que é brincolagem? Disponível em: <http://www.significados.com.br/bricolagem/.> Acesso em: 10 agosto 2016.
SCHLEMMER, Eliane. 2005. “A aprendizagem com o uso das tecnologias digitais”. Série-Estudos. UCDB. 19: 103-126.
SOUZA, Jessé; GRILLO, André et AL. (colaboradores). A ralé brasileira – quem é e como vive. Coleção: Humanitas. Editora: UFMG, 2009.
_______. O processo de modernização periférica e a constituição de uma “ralé” estrutural. In: A construção social da subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 153-163.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).