A ESPETACULARIZAÇÃO DA FELICIDADE E A INVEJA: reflexões sobre consumo, sociedade contemporânea e modernidade. / HAPPINESS AND ENVY’S SPECTACULARIZATION: reflections about consumption, contemporary society and modernity.
Resumo
O presente trabalho tem como foco a felicidade na sociedade contemporânea estabelecendo uma relação com o consumo e a inveja. Primeiramente, foi utilizada a visão da antropologia sobre as emoções. A felicidade fora debatida a partir da visão dos autores consultados para a realização deste trabalho, no âmbito da modernidade e do consumo. Também se fez a discussão acerca da superexposição da felicidade do homem comum, tendo a mídia e a publicidade como maiores legitimadores para esse feito. A crítica ao consumo aqui não busca nega-lo como fator importante para a manutenção econômica da sociedade, mas a forma que está atingindo as pessoas que não estão querendo adquirir somente produtos, mas padrões e estilos de vida.
Palavras-chave: Felicidade. Modernidade. Consumo. Inveja.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2004.
_______.Vida para consumo. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2008.
BOURDIEU, Pierre. “Gosto de classe e estilos de vida” in Renato Ortiz (org.) Pierre Bourdieu (coleção Grandes cientistas sociais). São Paulo: Ed. Ática. pp 82 -121, 1983.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Zahar, 2002.
LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
REZENDE,Claudia Barcellos; COELHO, Maria Claudia. Antropologia das Emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
RÖTTGER-RÖSSLER, Birgitt. Emoção e Cultura: Algumas questões básicas. Tradução de Márcio da Cunha Vilar. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção. João Pessoa: v.7, n.20, 2008, p.177-220.
ZAMBONI, Marcela. “Quem acreditou no amor, no sorriso, na flor”. João Pessoa. UFPB, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).