O CONTEÚDO DO PACTO DE NÃO-RECORRIBILIDADE
Abstract
Uma das inovações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil foi a possibilidade, trazida pelo art. 190 deste diploma legal, da existência de negócios jurídicos processuais atípicos, conferindo maior significância ao princípio do autorregramento da vontade no processo. Um dos negócios jurídicos possíveis, então, é o pacto de não-recorribilidade, por meio do qual as partes acordam no sentido de que prevalecerá, para a causa posta à análise do Poder Judiciário, a decisão proferida na instância originária, sem possibilidade de recurso. Este será, assim, o negócio jurídico objeto principal do presente trabalho, que tem como objetivo demonstrar pontos positivos e problemáticas deste pacto. Será analisado, com efeito, se seu conteúdo é absoluto, abrangendo todos os recursos previstos na legislação processual civil, e sua eficácia diante de sucedâneos recursais com natureza de ações autônomas, como a Ação Rescisória.Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores que publicam na IDÉIAS concordam com os seguintes termos:(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ideias o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Ideias.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na Ideias, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Ideias estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na Ideias.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da IDÉIAS a difusão de conhecimento e não sua monopolização.