PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS INTERNA CORPORIS DO DIREITO PROCESSUAL: RESSIGNIFICAÇÃO NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO
Abstract
O presente artigo versa sobre a aplicação de princípios constitucionais para a boa utilização do novo Código de Processo Civil. Tem como objetivo demonstrar que, à luz da novel interpretação sistemática, alguns destes princípios obtiveram novos significados, fruto de um novo Processo Civil que está se desenvolvendo no Brasil. As interpretações com base em previsões constitucionais, como resta provado, previne a jurisprudência defensiva, em prol de um processo que tenha maior rendimento, em busca de decisões de mérito e não em juízo de admissibilidade. Assim, pretendo analisar os novos contornos de princípios constitucionais de alta envergadura para compreender o novo sistema processual, de modo que não haverá interpretação que não passe pela Constituição, no Processo Civil democrático.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores que publicam na IDÉIAS concordam com os seguintes termos:(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ideias o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Ideias.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na Ideias, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Ideias estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na Ideias.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da IDÉIAS a difusão de conhecimento e não sua monopolização.