O AMBIENTE RETÓRICO DA EVOLUÇÃO DO JUSPOSITIVISMO: UMA ANÁLISE DO LEGALISMO, DO NORMATIVISMO E DO REALISMO
Abstract
O texto aborda e insere em seu contexto histórico-filosófico as principais escolas representativas das teorias apresentadas por João Maurício Adeodato em Adeus à separação de poderes?, quais sejam: o legalismo, o normativismo e o realismo. Para tratar do legalismo, faz-se uma análise da escola da exegese inserida na tradição iluminista da França pós-revolucionária. Para o normativismo, aborda-se a doutrina kelseniana sob o paradigma do empirismo lógico do começo do século XX. Para o realismo, elenca-se o realismo escandinavo como vertente sociologista em reação ao normativismo kelseniano. O texto busca mostrar que as escolas só podem ser entendidas em sua dinâmica histórica de implicação e reação umas às outras assim como produtos de seu ambiente retórico.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores que publicam na IDÉIAS concordam com os seguintes termos:(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ideias o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Ideias.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na Ideias, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Ideias estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na Ideias.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da IDÉIAS a difusão de conhecimento e não sua monopolização.