AS MARCAS DO SISTEMA: O USO DOS ANTECEDENTES CRIMINAIS NA SELETIVIDADE PENAL
Abstract
O presente artigo tem o objetivo analisar como opera a seletividade do Sistema Penal, notadamente através da utilização os antecedentes criminais. Conhecer os claros recortes preordenados não é suficiente ao que ora se propõe, de modo que uma lupa mais forte há de ser requerida. Diante dessa perspectiva, é premente a necessidade do olhar para as ferramentas como essas a fim de compreender a operatividade desse sistema que pune o autor em detrimento do delito, e que tem atuado com o objetivo de recolher apenas determinada população ao cárcere. Revestir-se de legalidade, principalmente através de instrumentos como os antedecentes, é uma das fontes de que tem se valido o Sistema Criminal para esconder suas verdadeiras intenções – aquelas não declaradas.Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores que publicam na IDÉIAS concordam com os seguintes termos:(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ideias o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Ideias.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na Ideias, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Ideias estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na Ideias.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da IDÉIAS a difusão de conhecimento e não sua monopolização.