DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DA LICENÇA PATERNIDADE: UMA ANÁLISE SÓCIO JURÍDICA DA MISTIFICAÇÃO DO TRABALHO REPRODUTIVO
Résumé
Este artigo apresenta uma análise sócio jurídica sobre a absorção do sistema de produção de bens e serviços da força de trabalho feminina no mercado de trabalho, e o condicionamento da mulher à responsabilização quase que exclusiva da manutenção do espaço privado da família e do lar por meio da normatização do papel feminino como essencialmente inócuo aos afazeres reprodutivos e à construção mais intensiva de afeto com a criança. Com base nisso, a licença paternidade é discutida pelo viés da igualdade de gênero, sendo analisado o quanto está intimamente relacionado o período de licença para o homem de até 20(vinte) dias com a contínua violação da liberdade e da autonomia da mulher através da divisão sexual do trabalho.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores que publicam na IDÉIAS concordam com os seguintes termos:(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ideias o direito da primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir publicações adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Ideias.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois do artigo ser publicado na Ideias, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Informações adicionais:
Os artigos publicados na Revista Ideias estão sujeitos a licença CC-BY qual, em resumo:
Permite a cópia e Redistribuição em qualquer formato, desde que atribuída sua autoria e publicação inicial na Ideias.
Adotamos esse tipo de licenciamento pois é finalidade maior da IDÉIAS a difusão de conhecimento e não sua monopolização.