Entre a documentação e a produção artística: Peter Funch e as encruzilhadas da fotografia contemporânea

Autores

  • João Guilherme Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.52583/cartema.v6i6.234552

Palavras-chave:

Peter Funch, Fotografia, Fotografia documental, Arte contemporânia.

Resumo

Nascida em meio a uma das mais importantes revoluções da humanidade – a Revolução Industrial – a fotografia, desde seu surgimento, abraçou para si os ideais transformadores desta: desenvolvimento, ruptura com o passado, necessidade de expansão. O entrelaçamento (ou seria a convergência?) entre uma realidade mecânica (óptica) e a outra química (sensibilidade) possibilitou a fotografia expandir a configuração visual do homem, levando-o a romper contratos dentro da cadeia espaço-temporal de representação da realidade (como é o caso no uso da fotografia da ideia de profundidade de campo).

Referências

BECKER, Howard. Art worlds. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 2008.

BUSCOMBE, Edward. Teoria contemporânea do cinema. V. 1 Fernão Pessoa Ramos (org.). São Paulo: Editora Senac, 2005.

CARVALHO, Victa. Cotidiano e experiência na fotografia contemporânea. Caxias do Sul: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

CONNOR, Steven. Teoria e valor cultural. São Paulo: Loyola, 1994.

COTTON, Charlote. A Fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

COUCHOT, Edmond. A Tecnologia na Arte. Da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre, Editora UFRGS, 2003.

CRARY, J. Techniques of observer. Cambridge: MIT Press, 1991

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FONTCUBERTA, Joan. La Camara de Pandora: la fotografi@ después de la fotografia. Barcelona: Editora Gustavo Gili. 2010.

FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: Fotografia e Verdad. Barcelona: Editora Gustavo Gili. 1997.

GALARD, Jean. Beleza exorbitante: reflexões sobre o abuso estético. São Paulo: Editora Fap-Unifesp, 2012.

LEDO, Margarida. Documentalismo fotográfico: éxodos e identidad. Madrid: Ediciones Cátedra. 1998.

ROUILEE, André. A Fotografia entre o documento e arte contemporânea. São Paulo, SENAC, 2009.

Imagens referentes ao site de Peter Funch. Disponível em:

http://www.peterfunch.com/index.php?/ongoing/babel-tales/(Série Babel Tales)

Imagens referentes ao site de Peter Funch. Disponível em: http://www.peterfunch.com/index.php?/ongoing/aftermath/(Série Aftermatch 9/11)

Downloads

Como Citar

Peixoto, J. G. (2018). Entre a documentação e a produção artística: Peter Funch e as encruzilhadas da fotografia contemporânea. Cartema, 6(6), 24–32. https://doi.org/10.52583/cartema.v6i6.234552