Memória, trauma e testemunho em Maus: A história de um sobrevivente
Parole chiave:
Memória, Testemunho, Art SpiegelmanAbstract
Este trabalho tem a biografia em quadrinhos Maus – A história de um sobrevivente como o objeto de uma reflexão sobre as relações entre a história e a memória, principalmente a traumática. Para Pierre Nora, há desconfiança mútua entre a história e a memória. No entanto, a dificuldade que esse problema representa deve ser justamente o motivo para que os diferentes vetores – história, memória, testemunho, arte – tornem-se complementares em favor de uma percepção humana mais profunda. Para Nietzsche, a história deve servir à vida, que seria uma noção a-histórica. Para Benjamin, Todorov, Gagnebin e Assmann, a memória é a chave para a continuidade da narrativa que define o humano como um ser histórico. Art Spiegelman, autor de Maus, também refletiu muito sobre o tema, transparecendo-o na metalinguagem de sua obra.Downloads
Pubblicato
2021-08-11
Fascicolo
Sezione
Dossiê
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial.