Sobre a Revista
Foco e Escopo
A REVISTA DEBATES INSUBMISSOS do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade da Universidade Federal de Pernambuco nasce da necessidade de congregar um conjunto de vozes que apontam para a construção de uma relação mais democrática entre conhecimentos, articulando saberes acadêmicos com saberes de lutas coletivas por justiça social e educação. Neste sentido tem o seu foco nas áreas de Movimentos Sociais, Educação, Diversidade Democracia. A REVISTA DEBATES INSUBMISSOS acolherá textos que promovam o diálogo sobre as questões contemporâneas que envolvem a relação Sociedade-Universidade e incentivem uma produção científica compromissada em fomentar o debate sobre temas atuais presentes nas agendas políticas do movimentos sociais, da educação em suas diversas formas e modalidades e das experiências de democracia que tenham em conta os processos de emancipação social dos sujeitos envolvidos nessas experiências. Nesse sentido, procura construir caminhos para a produção de conhecimentos que tenham em conta as epistemologias do Sul (SANTOS e MENESES, 2010), as epistemologia subversivas (LAGE, 2017) e todas as outras que invertam as lógicas patriarcais, sexistas, racistas e coloniais.
Regimento
O regimento da Revista Debates Insubmissos pode ser acessado através do link: https://encurtador.com.br/jkOW2
Processo de Avaliação pelos Pares
Avaliação Duplo Cega
Os artigos que passarem por avaliação podem obter um dos seguintes resultados: Aceito; Revisões Requeridas; e Rejeitado.
1. ACEITO: Nesse caso o artigo foi aceito integralmente e será publicado conforme a programação da Revista e de acordo com a composição dos números a serem publicados.
2. REVISÕES REQUERIDAS: Nesse caso, a avaliação do artigo identificou necessidades de ajustes, que podem ser referentes a erros de digitação – ortografia e concordância verbal -, adequação às normas ABNT ou de submissão da DEBIN, parágrafos incompletos; problemas nas referências bibliográficas e informações insuficientes sobre os(as) atores(as). Ausência ou imprecisões teóricas e/ou metodológicas podem ser objeto de solicitação de revisão, desde que não ultrapassem a três ocorrências. Após as correções o artigo deve ser novamente enviado à DEBIN pelo site;
3. REJEITADO: Nesse caso o artigo submetido apresenta problemas estruturais ou excessivos na parte teórica e/ou na parte teórico-metodológica e/ou na parte analítica e/ou nas conclusões. Quando um artigo é rejeitado, o seu autor(a) - ou autores(as) - não pode entrar com nenhum tipo de recurso solicitando nova avaliação ou reconsideração, e nem pode exigir um parecer detalhado sobre os problemas identificados no texto. Além disso não poderá submetê-lo novamente, mesmo com mudanças, dentro de um intervalo mínimo de seis meses.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
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UFPE
Histórico do periódico
A REVISTA DEBATES INSUBMISSOS do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina da Universidade Federal de Pernambuco nasce da necessidade de congregar um conjunto de vozes que apontam para a construção de uma relação mais democrática entre conhecimentos, articulando saberes acadêmicos com saberes de lutas coletivas por justiça social e educação. Neste sentido tem o seu foco nas áreas de Movimentos Sociais, Educação, Diversidade Democracia. A REVISTA DEBATES INSUBMISSOS acolherá textos que promovam o diálogo sobre as questões contemporâneas que envolvem a relação Sociedade-Universidade e incentivem uma produção científica compromissada em fomentar o debate sobre temas atuais presentes nas agendas políticas do movimentos sociais, da educação em suas diversas formas e modalidades e das experiências de democracia que tenham em conta os processos de emancipação social dos sujeitos envolvidos nessas experiências. Nesse sentido, procura construir caminhos para a produção de conhecimentos que tenham em conta as epistemologias do Sul (SANTOS e MENESES, 2010), as epistemologia subversivas (LAGE, 2017) e todas as outras que invertam as lógicas patriarcais, sexistas, racistas e coloniais.