À propos de cette revue

Foco e Escopo

A Ao Pé da Letra tem como objetivo estimular e valorizar a produção acadêmica, em línguas materna e estrangeiras, dos futuros professores e pesquisadores nas áreas de Linguística, Literatura e Ensino de Línguas, Redação e Literatura, possibilitando a divulgação das pesquisas realizadas em diferentes instituições de ensino superior no Brasil e o intercâmbio entre discentes e docentes da graduação. O público-alvo da Ao Pé da Letra consiste, dessa forma, em graduandos e recém-graduados dos mais diversos cursos de Letras.

Processo de avaliação pelos pares

Os textos submetidos para publicação são enviados a dois pareceristas, seguindo o método de avaliação duplo-cego. Sendo assim, os manuscritos são enviados para a avaliação sem marcas de identificação da autoria, e, do mesmo modo, as avaliações também são encaminhadas aos autores sem que sejam identificados os pareceristas. Caso haja opiniões divergentes entre os dois avaliadores iniciais, o texto será remetido para a avaliação de um terceiro parecerista. Os pareceristas são selecionados a partir de suas especialidades temáticas ou disciplinares. Os pareceres são encaminhados para os autores e somente serão publicados os textos aceitos pelos pareceristas.

Periodicidade

Semestral. A APL publica um volume e dois números por ano. A submissão de trabalhos pode ser realizada em qualquer momento.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sobre a APL

Ao Pé da Letra é uma publicação semestral que se destina a divulgação de trabalhos, de cunho teórico e aplicado, realizados por graduandos e recém-graduados em Letras.

A revista Ao Pé da Letra é apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Pernambuco (PROPESQI), através do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.

A revista Ao Pé da Letra recebe, em qualquer momento, textos para serem publicados em dois números anuais. Para volumes especiais, faz-se chamada suplementar e publicação pontual.

Para maior agilidade, solicita-se que sejam observadas rigorosamente as normas para o envio dos arquivos. As informações completas sobre envio podem ser encontradas na seção Diretrizes para Autores.

Histórico do periódico

O Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco criou a revista Ao Pé da Letra em 1988, com o objetivo de publicar trabalhos, de cunho teórico e aplicado, realizados por graduandos e recém-graduados em Letras.

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Mais do que uma nova revista de Letras e Linguística, a Revista Ao Pé da Letra é uma concepção nova de revista voltada para a publicação de textos de alunos da Graduação. Bolsistas ou não, seus trabalhos, realizados sempre sob a supervisão de um(a) orientador(a), estão aqui para comprovar a produtividade e a competência de nossos graduandos, apesar das tão conhecidas dificuldades por que passa a Universidade nos dias atuais. Mas mais do que isso, estes trabalhos mostram a riqueza de linhas de pesquisa e de projetos em andamento.

Esclarecendo que esta iniciativa não ficará circunscrita aos alunos do Departamento de Letras da UFPE, a editora da Revista Ao Pé da Letra, Profa. Angela Paiva Dionisio, informa que este primeiro número reproduziu somente trabalhos de alunos da UFPE porque não houve tempo hábil para uma busca mais ampla. Nos próximos números, o espaço continua aberto para a publicação de bacharelandos e licenciandos de todas as universidades, desde que os trabalhos tenham o aval de um(a) orientador(a). Será o início de um intercâmbio frutífero que deverá revelar muitos novos talentos.

Alentado e rico, este primeiro número da Revista Ao Pé da Letra traz 28 trabalhos nas áreas de Linguística, Língua e Literatura Portuguesa. Mas ainda deverão aparecer estudos em Línguas e Literaturas Estrangeiras. Quanto às disciplinas, os estudos se estendem pela sintaxe, morfologia, semântica, linguística de texto, interação verbal, linguagem da imprensa, literatura contemporânea, análise do discurso e análise literária, um leque considerável com uma mostra muito significativa da produção discente neste momento.

Imaginemos esta revista com vida longa -o que de fato lhe desejamos- daqui a 10 anos, com dois números anuais e cerca de 20 trabalhos por número, terão sido meio milhar de trabalhos que contarão uma história que com toda a probabilidade as revistas dos nossos “pesquisadores sêniores” não contarão com tanta fidelidade. Com isso, refiro-me ao fato de uma revista deste tipo, por ser produzida por alunos, poder tornar-se uma espécie de porta-voz dos laboratórios, porta-voz de docentes que não ousam publicar suas investigações. Isto só poderá ser avaliado ao longo do tempo, pois um trabalho destes é um complemento importante da produção dos pós-graduandos e dos docentes.

Se a Revista Ao Pé da Letra é importante por sua capacidade de revelar talentos novos, sua promessa de evidenciar as linhas de trabalho dos Cursos de Letras, sua potencialidade de promover o intercâmbio entre os diversos Programas de Graduação, ela é mais importante por sua função pedagógica no necessário disciplinamento metódico para a produção escrita, pois nossos universitários estão se tornando cada vez mais oralistas e despreocupados com a escrita. Louve-se, pois, a iniciativa de lançamento desta revista com textos de Graduação em Letras e dê-se-lhe o crédito e a atenção que ela merece por tantas e tão elogiáveis virtudes. Se as áreas de Letras e Linguística contam hoje, no Brasil, com mais de 70 revistas dos mais diversos formatos e tendências registrando regularmente a produção de seus pesquisadores, esta é a terceira ou quarta revista de Letras integralmente dedicada à publicação de trabalhos de graduandos. Esta constatação bem pode significar a singularidade da façanha, mas também a incomensurabilidade do desafio. Em qualquer das hipóteses, merece decidido apoio de todos nós.

— Luiz Antônio Marcuschi. Recife, 1999.