Filosofia das Ciências Cognitivas
Número especial
Filosofia das Ciências Cognitivas
As Ciências Cognitivas formam um campo interdisciplinar de estudos da cognição cujo objetivo fundador era estabelecer uma teoria unificadora da mente, através de uma forte inclinação em compreender a cognição a partir de representações e processamento de informação. A filosofia neste contexto clássico investiga questões como a natureza da representação, o papel dos modelos computacionais, além de explorar as relações entre as disciplinas desse campo. No entanto, algumas correntes da filosofia contemporânea das Ciências Cognitivas aderiram ao pluralismo explanatório, focando-se nos trabalhos interdisciplinares acerca de uma cognição que não se limite à realização de computações mentais em um cérebro; mas que seja corporificada, situada e estendida no ambiente. Além disso, a cognição nesse contexto não é exclusiva aos seres humanos, visto que é explorada também nos mundos não-humano e artificial. Em ambos casos, o papel da filosofia é fundamental e consiste em não somente orientar os vários caminhos interdisciplinares, mas também explorá-los e analisá-los, criando novos contextos, metodologias e teorias para abarcar os dados produzidos pelo campo.
O presente número convida trabalhos em filosofia das (e nas) Ciências Cognitivas que possam contribuir com o debate contemporâneo sobre a cognição humana e não-humana. Particularmente, artigos sobre a natureza da cognição, cognição animal, cognição e Inteligência Artificial, bem como o papel que corpo físico e o ambiente cumpre nas práticas cognitivas são de interesse central desta chamada (mas não se limitando a esses). É importante ressaltar que o escopo de interesse do presente número consiste apenas em discussões filosóficas sobre a cognição, de modo que trabalhos técnicos ausentes de conceitualização filosófica não serão considerados. Esta chamada aceitará trabalhos em português, inglês e espanhol.
Lista não-exaustiva de temas de interesse:
- Representacionalismo/ Anti-representacionalismo
- Enativismo
- Cognição 4E
- Filosofia da Mente Animal
- Teorias de Processamento Preditivo e de Cérebro Bayesiano
- Inteligência Artificial
- Neurofilosofia
- Filosofia Ecológica
- Sistemas Dinâmicos da Cognição
Submissões até 15/08/2025 (devem seguir as diretrizes da Revista Perspectiva: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/about/submissions#authorGuidelines)
Previsão de publicação em Dezembro de 2025
Editores convidados: Marcos Silva (UFPE), Maria Luiza Iennaco (USP), Steven Gouveia (Uni. Porto) e Thiago Andrade (UFPE)
Editor-chefe: Dr. Marcos Silva (UFPE/CNPq)
Dúvidas podem enviadas diretamente para Thiago.andradeoliveira@ufpe.br e marialuiza_vasconcelos@usp.br