Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Perspectiva Filosófica - ISSN: 2357-9986?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Perspectiva Filosófica publica textos nas categorias artigo, tradução e resenha. 

1. Os números da Revista podem ser constituídos por:

1.1. Textos sobre assuntos variados na área de filosofia, independe das categorias.

1.2. Dossiê temático: composto de no mínimo 05 artigos inéditos sobre um tema comum, organizado por um editor convidado ou propostas submetidas para análise do Comitê Editorial  

1.3. Número especial: no mínimo 08 artigos inéditos sobre um tema comum, organizado por um editor convidado, ou propostas submetidas para análise do Comitê Editorial  

2. Os textos podem ser escritos em português, inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão

3. O periódico publica apenas artigos de Doutores/as e de pós-graduandos/as em nível de Doutorado.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

1. Sobre as categorias de texto admitidos na Revista:

1.1.  Artigos – resultados novos e consolidados de pesquisa. 

1.2. Resenhas – análise crítica de obras publicadas a menos de 4 anos. 

1.3. Traduções – o número de palavras varia conforme o texto de partida. É obrigatório enviar, como documento suplementar, autorização para eventual publicação na revista, datada e assinada por quem detém os direitos autorais do texto traduzido. Quando a autorização for realizada por correspondência eletrônica, exige-se o envio de cópia do e-mail com a declaração.

2. Os textos devem ser submetidos em um único arquivo, seguindo a seguinte formatação: (a) Microsoft Word, extensão *.doc, *.docx. (b) Fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 1.5 (c) Tabulação padrão no início de parágrafos (d) margens da página: 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita). 

2.1. Palavras em alfabetos não latinos devem ser escritas em fonte formato unicod.

3. Os manuscritos devem conter obrigatoriamente título, resumo e palavras-chave no idioma do texto e em inglês (title, abstract,  keywords). As palavras-chave, em mínimo de 4 (quatro) e máximo de 6 (oito), devem ser separadas por ponto e vírgula.

4. Para preservar a avaliação cega, o texto enviado não deverá conter quaisquer referências que possam identificar a autoria. Informações tais como nome, vínculo acadêmico, entre outras, são inseridas no formulário de submissão on-line e incluídas, caso o texto receba parecer favorável, na publicação. Nos casos de autocitação, as notas e referências devem trazem XXXXX em lugar do nome do(s) autor(es).

5. A obtenção de autorização para utilização de imagens é de total responsabilidade dos autores. Apenas para submissão, as figuras, tabelas e gráficos, em formato .png ou .jpeg, com as respectivas legendas e numerações, devem ser inseridos no corpo do texto, não em arquivos anexados.  

6. As referências bibliográficas devem ser elencadas em ordem alfabética, seguindo as normas atualizadas da ABNT. Em casos de autores da tradição cujos textos seguem normas editoriais internacionais específicas, é exigido que estas sejam mantidas. Por exemplo: Platão, Timeu, 28 b-c. 

7. Os textos recebidos de acordo com as especificações acima serão encaminhados a pareceristas indicados por membros da Comissão Editorial e da Comissão Científica, a fim de obterem parecer quanto à publicação. Os autores serão avisados, em primeiro lugar, quanto ao recebimento da submissão do texto e, posteriormente, quanto ao parecer, que poderá ser aceito, recusado ou sujeito a modificações.

8. A responsabilidade por informações pessoais, correções gramaticais e ortográficas é de inteira responsabilidade do autor, ou do autor principal, em caso de co-autoria.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita.
  2. Os manuscritos não devem estar em processo de avaliação para publicação por outra revista.
  3. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  4. Após o parecer favorável para publicação, o artigo deverá se adequar integralmente às normas de padronização da revista, disponíveis em Diretrizes para Autores

  5. Se o artigo contiver imagens, essas deverão ser encaminhados em formato .png ou .jpg e em arquivos separados, isto é, não inseridos no interior do próprio texto, com resolução mínima de 300 dpi. No arquivo referente ao texto, o local aproximado onde devem ser inseridas as figuras, gráficos, tabelas ou análogos, deverá ser indicado através da inserção das legendas (no idioma do artigo).
 

Declaração de Direito Autoral

A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html). 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.