Dilthey, historicidade e pluralidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.258419

Palavras-chave:

Dilthey, artefatualidade, historicidade, pluralismo, humanidade

Resumo

As teses de Dilthey sobre a especificidade das ciências humanas permanecem fazendo efeitos e orientando as questões metodológicas. Se o viés epistemológico, sobretudo nos aspectos historicistas e psicológicos, já não é aceitável, nem por isso a distinção entre explanar relações causais e materiais e compreender relações semânticas e sociais foi eliminada. A historicidade e a artefatualidade do ambiente humano, na sua pluralidade e diversidade, se impôs como fundamento incontornável. Embora se tenha avançado na naturalização do humano, os conceitos e princípios básicos das ciências humanas ainda são subsumidos nas categorias de sentido, significado, intencionalidade e propósito, as quais pressupõem a aplicação do conceito de agentes interativos e não de objetos passivos.

Biografia do Autor

Celso Reni Braida, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Membro dos grupos de pesquisa "Núcleo de Investigações Metafísicas' (Ufsc), "Origens da Filosofia Contemporânea" (PUCSP). membro fundador do GT Filosofia hermenêutica (ANPOF).

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Publicado

2024-02-15

Edição

Seção

Número especial: Origens da Filosofia Contemporânea