Do Genocídio do Negro ao Quilombismo
A Filosofia política de Abdias do Nascimento sobre o racismo brasileiro (1978-1980).
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2024.259624Palavras-chave:
filosofia política, educação, Abdias Do Nascimento, pensamento afro-brasileiroResumo
O presente artigo busca analisar duas obras de Abdias Do Nascimento: O Genocídio Do Negro Brasileiro – Processo de um Racismo Mascarado e O Quilombismo - Documentos de uma Militância Pan-Africanista publicados respectivamente em 1977 e 1980. A premissa adotada é a seguinte questão: qual seria da filosofia política de Abdias do Nascimento sobre o racismo brasileiro no território escolar? Partindo desse questionamento, busca-se analisar tal filosofia, suas interpretações históricas subjacentes e ideias do autor sobre a sociedade brasileiro em seu quadro geral, a partir da coesão, coerência e semântica dos seus próprios textos. Por fim, retorna-se brevemente a questão inicial considerando as características da instituição escolar e suas convergências e divergências para com o conteúdo da obra de Abdias Do Nascimento.
Referências
BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia Das Letras, 2012.
DE ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi. A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade. Chapecó: Grifos, v. 23, n. 36/37, p. 117-126, 2014.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.
FERNANDES, Florestan. CAPITALISMO DEPENDENTE: e classes sociais na América Latina. São Paulo: Global Editora, 2021.
FERNANDES, Florestan. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2019.
MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectiva SA, 2016.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo. São Paulo: Editora Perspectiva SA, 2020.
PARADA, Maurício; RODRIGUES, Henrique Estrada. Os historiadores, Clássicos da história do Brasil: Vol. 4-Dos primeiros relatos a José Honório Rodrigues. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2018.
POCOCK, John Greville Agard et al. Political thought and history: essays on theory and method. Cambridge University Press, 2009.
POCOCK, John Greville Agard. Linguagens do Ideário Político. Vol. 25. Edusp, 2003.
ROCHA, Gabriel dos Santos. O negro como tema e sujeito na produção intelectual de Abdias do Nascimento, 1944-1968. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia Aparecida de; SILVEIRA, Maria Laura. Território, globalização e fragmentação. São Paulo: HUCITEC, 1994.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
SILVA, Rosemere Ferreira da. Trajetórias de dois intelectuais negros brasileiros: Abdias Nascimento e Milton Santos. Orientador: Profª. Drª. Florentina da Silva Souza. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Salvador, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juan Michel Montezuma dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.