Política editorial
Foco e Escopo
Publicada regularmente desde 1992, a revista Perspectiva Filosófica, tem como objetivo divulgar material bibliográfico inédito (artigos, resenhas, traduções, etc.) de relevância para a pesquisa em Filosofia, promovendo a interlocução e o debate entre docentes, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Os textos publicados são de autoria de pesquisadores em Filosofia (doutores (as) ou doutorandos (as)). A critério do Comitê Editorial, podem ser publicados trabalhos de pesquisadores de áreas afins desde que sejam de relevância filosófica.
Publicada regularmente desde 1992, a revista PERSPECTIVA FILOSÓFICA, tem como objetivo divulgar material bibliográfico inédito (artigos, resenhas, traduções, etc.) de relevância para a pesquisa em Filosofia, promovendo a interlocução e o debate entre docentes, pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Os textos publicados são de autoria de pesquisadores em Filosofia (doutores (as) ou doutorandos (as)). A critério do Comitê Editorial, podem ser publicados trabalhos de pesquisadores de áreas afins, desde que sejam de relevância filosófica.
PERSPECTIVA FILOSÓFICA é uma revista associada ao Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil). Ela publica artigos originais sobre Filosofia e áreas relacionadas em Português, Espanhol, Inglês e Francês assim como resenhas e traduções que se adequem ao nosso campo de publicação.
O público alvo é fundamentalmente estudantes de graduação e pós-graduação e professores e pesquisadores na área de Filosofia.
PERSPECTIVA FILOSÓFICA utiliza uma política para detecção de plágio.
PERSPECTIVA FILOSÓFICA permite seus autores manterem seus direitos de publicação sem restrições.
Esta revista é de acesso aberto distribuída sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Processo de Avaliação pelos Pares
Cada trabalho submetido será avaliado por pelo menos um parecerista externo e, em caso de opinião não-conclusiva, será avaliado por um segundo parecerista também externo. No caso de desacordo entre as opiniões de ambos, uma terceira opinião será procurada.
Os artigos serão avaliados sem a identificação do autor ou autora, no sistema de blind-review.
O autor deve ter um título de doutor ou ser estudante de doutorado preferencialmente na área de Filosofia, mas não exclusivamente.
O tempo padrão para a avaliação por pareceres é de ao menos 120 dias e está relacionado diretamente com a disponibilidade de pareceristas. Contudo, este período pode ser estendido devido às circunstâncias de cada trabalho submetido e do tema abordado.
A publicação do trabalho por pesquisadores da UFPE será restrita a um máximo de 20% dos artigos de um número da revista; e estes mesmos pesquisadores só poderão publicar um novo artigo na revista 24 meses depois de seu último trabalho publicado.
Esta restrição não se aplica a resenhas e traduções.
No caso da publicação de trabalhos de pesquisadores de fora da UFPE, o mesmo autor só poderá ter um novo trabalho publicado na revista depois de 12 meses transcorridos em relação ao numero de sua última publicação. Esta restrição não se aplica às resenhas e traduções.
Periodicidade
A publicação é semestral, prioritariamente eletrônica, mas com números impressos para bibliotecas e para as revistas em permuta.
Taxas e tarifas
A Revista de Perspectiva Filosófica da UFPE não cobra nenhuma taxa ou tarifa pela submissão, revisão por pares, publicação ou processamento de artigos (APCs). Não há cobrança de taxas nem dos autores pela publicação nem dos leitores pela leitura.
Política e declaração de Acesso Aberto
Revista Perspectiva Filosófica UFPE é um periódico de Acesso Aberto. Significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente e de forma imediata, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença Creative Commons aplicada ao conteúdo publicado. Esta declaração está de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).