Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os dados que deram origem à pesquisa foram publicados em repositórios e/ou revistas de dados
  • O texto está em espaço 1,5; usa a fonte Times New Roman de 12 pontos; as figuras e tabelas estão inseridas ao longo do texto no local onde deverão ficar no trabalho.
  • O resumo não ultrapassa o máximo de 250 palavras. O resumo deverá ser escrito em português, inglês e um terceiro idioma (francês ou espanhol).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Incluiu número ID ORCID nos metadados ao se cadastrar.

  • Os metadados foram inseridos de acordo com as normas para submissão - Diretrizes para autores.

Diretrizes para Autores

FORMA E PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS

Templete da Revista (Realizar Downlond para Edição)

Aspectos Gerais

O recebimento de manuscritos tem fluxo contínuo e deve ser apresentado no TEMPLATE da Revista. Sua publicação, realizada exclusivamente em ambiente virtual, é quadrimestral (janeiro-abril, maio-agosto, setembro-dezembro) e depende da observância das normas editoriais e dos pareceres do corpo editorial ou de assessores ad hoc. O periódico garante o anonimato de autores e pareceristas durante a avaliação editorial.

  • O conteúdo dos textos publicados é de inteira responsabilidade dos autores.

A Revista de Geografia publica textos teóricos ou temáticos na área de geografia, nas seguintes seções:

  • artigo – texto inédito que seja resultado de pesquisa, e não de monografia de conclusão de graduação, projetos de qualquer natureza ou notas de pesquisa de campo.

Os artigos/resenhas devem ser submetidos preferencialmente em Português, entretanto, podem ser aceitos nos idiomas Inglês, Espanhol ou Francês. Em quaisquer dos casos, deverá ser incluído ao artigo um resumo em inglês e outro em português.

Os artigos submetidos em idioma que não seja Português, os/as autores/as deverão anexar em documentos complementares declaração de revisor atestando a revisão do manuscrito.

Para cadastro no sistema e submissão (Metadados)

A submissão será arquivada (rejeitar) pelo não atendimento  às diretrizes abaixo

Nome (nome completo de todos os autores): letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; sem destaque (negrito, itálico, sublinhado); sem pontuação final Ex.: Maria da Silva (Importante: preenchimento correto de nome e sobrenome)

Instituição/Afiliação (por exemplo, programa de pós-graduação ou departamento e nome da instituição de vínculo atual): letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; sem destaque (negrito, itálico, sublinhado); siglas com significado por extenso Ex.: Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Outros exemplos:

Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria, São Paulo, SP, Brasil.

Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Recife, PE, Brasil.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Orientações para as indicações de afiliação no OJS e PDF (Portal de Períodicos UFPE)

País: letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; sem pontuação final Ex.: Brasil 

Título: apenas a primeira letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas, a não ser que haja no título um nome próprio, o qual neste caso conserva sua inicial maiúscula; quando houver Subtítulo, usar dois pontos para separá-lo do Título; sem pontuação final.

Resumo da Biografia: letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; siglas com significado por extenso; texto breve e claro. Pode ser substituído pelo link do ORCID (no campo específico), Lattes, Research ID.

Resumo: letra inicial maiúscula e as demais letras minúsculas; com ponto final

Área e subárea do Conhecimento: letra inicial maiúscula; separação por ponto e vírgula; sem pontuação final

Palavras-chave: letra inicial maiúscula; separação por ponto e vírgula; sem pontuação final 

ATENÇÃO: quando o idioma do artigo for o Português, solicitamos selecionar Editar metadados>Idioma do formulário (segundo idioma, preferencialmente o Inglês) e preencher os campos equivalentes ao Título, ao Resumo e às Palavras-chave.

Indicação de fomento (Se existir)

Estrutura do Artigo:

Os artigos devem ser apresentados na forma mais concisa possível, tendo no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, para artigos, e de 05 a 15 páginas para notas de pesquisa, relatos de experiência e resenhas incluindo texto, tabelas, gráficos e referências bibliográficas, seguindo a formatação descrita abaixo.

Na primeira página do texto, deve constar o título em negrito, tamanho 16, espaço simples e centralizado, Maiúsculo; Resumo seguido de palavras-chaves em português; na sequência, o título, o abstract e keywords em inglês, além de título e resumo em um terceiro idioma (francês ou espanhol). O resumo não deve exceder a 250 palavras, tamanho 11. As páginas seguintes devem conter o texto e as referências bibliográficas conforme as normas vigentes da ABNT NBR 6022 e 6023 e alterações 2023. Gráficos, tabelas, desenhos, mapas e fotografias com legendas explicativas devem ser incluídos nos seus respectivos lugares. O título dos quadros, figuras e tabelas devem ser apresentados na parte superior e as fontes na parte inferior, tamanho 10, centralizados.

O texto deverá estar digitado no formato A4 (297 x 210mm), usando o editor Word docx., fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, observando-se as margens do Templete.

As páginas deverão ser numeradas na parte inferior direita, sequencialmente, iniciando a numeração na página do título do artigo.

As referências bibliográficas deverão ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com as normas vigentes. Os títulos dos periódicos deverão ser abreviados de acordo com o que estabelece o World List of Scientific Periodicals.

Não deve ser incluído o nome dos autores no manuscrito. No processo de submissão deverá ser incluído no formulário o nome completo, com resumo profissional, endereço do autor principal e email de todos os autores. Recomenda-se resenhas de livros publicados nos últimos dez anos.

Os artigos, após avaliação que estiverem na condição de Revisões requeridas, com pedidos de aliterações terão um prazo de até 45 dias contados da decisão para envio do manuscrito com as correções realizadas.

O artigo deve apresentar até 5 autores.

ANÁLISE DE PLÁGIO

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagium.  A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema. Neste estágio, os autores têm chance de fazer as alterações necessárias e voltar a submeter o artigo à apreciação da Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comtê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Sugerimos aos autores que conheçam as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) sobre princípios éticos na publicação científica.

Artigos Especiais

Artigos especiais convidados para publicação pela Equipe Editorial.

Política de Privacidade

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