METROVIÁRIOS DO RECIFE: representação, identidade e democracia
Résumé
Neste artigo discuto a importância da representação política para o processo de constituição das identidades coletivas e conformação dos espaços político- sociais. Através da análise de uma greve na categoria dos Metroviários (1987), decorrente da implantação de uma escala alternativa de serviço com métodos autogestionários por parte dos maquinistas, faço uma análise do discurso do Partido dos Trabalhadores (PT) na década de 1980. Recorro à teoria do discurso de Ernesto Laclau para defender a existência de uma ontologia do político em detrimento de uma lógica de imanência do social. Tal discussão, com efeito, aponta para a necessidade de construção de novos paradigmas teóricos orientadores de uma práxis política da esquerda.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado