Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos de Sociologia - ISSN: 2317-5427?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Estudos de Sociologia publica artigos, resenhas de livros e entrevistas que tragam contribuições originais para as diversas áreas temáticas dessa disciplina.

Os artigos e resenhas devem ser apresentados em formato eletrônico Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, página tamanho A4, com margens de 3 cm, texto digitado com espaço duplo (resumos, notas e referências com espaço simples), fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado e parágrafo com indentação de 1,25 cm. Os artigos não devem ultrapassar 25 laudas e as resenhas não devem ultrapassar 6 laudas. Quadros, mapas, tabelas etc. em arquivo separado, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos.

Cada artigo deve ser acompanhado: a) de um resumo (em português e inglês), não ultrapassando 200 palavras, seguido de relação de palavras-chave (em português e inglês), com inicial maiúscula e separadas entre si por pontos. b) de dados sobre o autor (instituição, cargo, qualificação acadêmica, áreas de interesse, últimas publicações, endereços postal e eletrônico, telefone/fax).

As citações diretas de até 3 linhas devem estar contidas entre aspas e as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm de margem esquerda, fonte tamanho 1 e sem aspas. As supressões devem ser indicadas por […] e as interpolações, acréscimos e comentários devem ser colocados entre colchetes. A indicação de citações será feita pelo sistema autor-data. Se houver grifo, deve-se indicar e autoria (grifo nosso / grifo do autor).

Exemplos:

a) um autor: Weber (1971), Weber (1971, p. 72), Weber (1971, p. 85, grifo nosso)

Obs.:quando colocadas entre parênteses, as chamadas pelo sobrenome do autor devem estar em letras maiúsculas. (WEBER, 1999), (WEBER, 1999, v. 1, p.72-73);

b) dois autores: Laclau e Mouffe (1985);

Obs.: quando colocadas entre parêntese, os sobrenomes dos autores devem estar separados por ponto-e-vírgula. (LACLAU; MOUFFE, 1985, p. 35);

c) um autor e várias obras: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995);

d) diversas obras de diferentes autores: (BASTOS, 1979; CASTRO, 1976);

e) citação de citação: Schiller (1964 apud ARAÚJO, 1986, p. 175), (SCHILLER, 1964 apud ARAÚJO, 1986, p. 175)

Obs.: Quando existir coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais do prenome; se ainda assim houver coincidência, os pronomes são colocados por extenso. Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data.

As referências bibliográficas entram no final do artigo, em ordem alfabética, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço duplo e alinhadas apenas a esquerda. Seguem algumas orientações básicas:

Livro: SOBRENOME, Prenome (iniciais ou por extenso). Ano de publicação. Título da obra em itálico: subtítulo. Indicações do tradutor, prefaciador, introdutor (informação opcional). Número da edição (se não for a primeira). Local de Publicação: Editor. Número de páginas ou volume (opcional). (Série ou coleção, entre parênteses). Quando houver mais de um autor, separá-los com ponto-e-vírgula.

Exemplo: VELOSO, Mariza; MADEIRA, Angélica. 2000. Leituras brasileiras: itinerários no pensamento social e na literatura. 2. ed. rev. São Paulo: Paz e Terra.

Parte de livro: AUTOR da parte. Ano de publicação. Título da parte. Termo In: Autor da obra. Título da obra. Número da edição. Local de Publicação: Editor. Volume (se houver), páginas inicial-final da parte.

Exemplo: KONDER, Leandro. 2000. História dos intelectuais nos anos 50. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org). Historiografia brasileira em perspectiva. 3. ed. São Paulo: Contexto. p. 355-374.

Dissertações em teses: AUTOR. Ano de apresentação. Título: subtítulo. Categoria (Grau de área de concentração) – Instituição, local.

Exemplo: GOMES JÚNIOR, Guilherme S. 1996. Palavra peregrina: ideias barrocas e o pensamento sobre artes e letras no Brasil. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas, Universidades de São Paulo, São Paulo.

Artigo de revista: AUTOR do artigo. Ano. Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, volume, fascículo, páginas inicial-final, período.

Exemplo: CHIAPPINI, Lígia. 1995. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, p. 153-159.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço duplo (resumos, notas e referências em espaço simples), com margens de 3 cm, fonte Times New Roman 12, alinhamento justificado e parágrafo com indentação de 1,25 cm. Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL). Quadros, mapas, tabelas etc. em arquivo anexo, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.