Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: <ahref="http://www.ibict.br">http://www.ibict.br</a>) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em <ahref="http://www.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para Autores</a>, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em <ahref="javascript:openHelp('http://www.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/help/view/editorial/topic/000044')"> Assegurando a Avaliação por Pares Cega</a>.

Diretrizes para Autores

A RIC não cobra valores referentes à submissão, avaliação ou publicação de artigos.

INSTRUÇÕES PARA PREPARO DE ARTIGOS
Artigos submetidos à RIC devem se constituir numa contribuição científica ao conhecimento contábil ou afim. Dentre os atributos que contribuem para tal, destacam-se os seguintes:
- O tema deve ser atual, relevante e pertinente à missão e aos propósitos da revista;
- O referencial teórico/conceitual deve refletir o estado da arte do conhecimento na área, incluindo estudos similares desenvolvidos no Brasil e/ou no exterior;
- O desenvolvimento do artigo deve ser consistente com o método científico;
- A conclusão deve ser suportada por evidências apresentadas no artigo, ser clara, concisa e indicar implicações do estudo no conhecimento e/ou na prática prevalecente.

São bem-vindos os artigos que desafiem o conhecimento e as práticas estabelecidas, apresentando perspectivas provocativas e inovadoras. Os textos deverão ser escritos numa linguagem clara e objetiva, com uma estrutura que tenha um encadeamento lógico dos argumentos apresentados.

Os artigos devem apresentar conteúdo original (podendo ser considerados como tais os artigos publicados em congressos) e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. Podem ser enviados artigos em português, inglês ou espanhol. Excepcionalmente, a critério do editor, serão aceitos artigos em outras línguas.

O processo de avaliação dos artigos tem duas etapas. A primeira, é uma análise do artigo pelo Editor e/ou membros do Comitê Executivo da revista, para avaliar a relevância e pertinência do artigo, bem como para definir avaliadores externos (referees) mais adequados para efetuarem a análise do mesmo. Na segunda fase, o artigo é enviado a pelo menos dois avaliadores externos (peer review), sem a identificação do(s) autor(es) (blind review). Se aprovado, o artigo passará por aconselhamento editorial, revisão ortográfica e gramatical.

Semelhantemente a outras revistas bem conceituadas, consideramos o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores da RIC são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte a Redação.
 
FORMATAÇÃO (Os artigos submetidos devem obedecer rigorosamente a estas instruções):

Os artigos deverão ser encaminhados para a Redação por meio de dois arquivos utilizando editor de texto Word ou compatível:

1) O 1º arquivo é o artigo contendo, além do título e resumo em inglês e português, palavras-chave e keywords, o arquivo deve ter:
a) Máximo de 20 (vinte) páginas;
b) Página configurada no formato A4, uma só face;
c) Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples em todo o texto, justificado, incluindo página de rosto, resumo, abstract (todos com descritores), ilustrações, agradecimentos e referências. As ilustrações (tabelas e figuras) devem ser na fonte tamanho 10;

d) Estilo da 7ª edição da American Psychological Association (APA) para citações e referências;

e) Páginas numeradas no ângulo inferior central a partir da primeira página;
f) Margens laterais, superiores e inferiores (em conformidade com o Template);
g) Notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, numeradas sequencialmente;
h) Gráficos e tabelas devem ser colocados no próprio texto, na posição desejada e obedecendo as normas da APA 7ª edição;
i) Referências devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação (se citação textual). As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto. Seguir rigorosamente as normas da APA 7ª edição. OBS: Não esquecer de colocar o Digital Object Identifier (DOI) nas obras que tiveram o identificador. 

IMPORTANTE! Para submeter seu artigo da RIC/IJAR siga o Template disponibilizado pelo periódico.

O arquivo do artigo não pode conter nenhum tipo de identificação de autoria.

2) O 2º arquivo é a Folha de rosto que deve ser submetida como documento suplementar sem acesso aos avaliadores, contendo:

a) título do artigo (na língua do artigo e em inglês), centralizado e em caixa alta;
b) nome completo do(s) autor (es), maior titulação e instituição a que pertence(m), e-mail e nº do Open Researcher and Contributor ID (ORCID), centralizado, logo abaixo do título;
c) indicação do autor responsável para troca de correspondência;
d) resumo (na língua do artigo e em inglês) com cerca de 150 palavras;
e) palavras-chave (em torno de cinco), na língua do artigo e em inglês.

Exemplo de informações sobre o autor:

José Alves Correia. Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal X. E-mail: zedasilva@xxx.com.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4552-7263. 

 

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO A PARTIR DE 2022:

Uma vez aprovado, o artigo passa por verificações ortográficas e gramaticais antes de ser publicado. Todos os artigos são publicados em inglês e português. Para artigos submetidos a partir de 2022, os autores serão responsáveis por fornecer a versão no outro idioma em até 2 meses após a aprovação do artigo . 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliadores Ad-Hoc

Os Avaliadores Ad-Hoc realizam a análise dos artigos submetidos a RIC baseados em um conjuntos de parâmetros pré-definidos, como: contribuição acadêmica e social, relevância do tema, metodologia adotada, referencial teórico, escrita em norma culta, facilidade de leitura, entre outros. Cabe aos Avaliadores Ad-Hoc efetuarem a sugestão para aceitação, rejeição ou alterações no trabalho. Tais sugestões não ensejam em decisão final, ficando a cargo do Editor-Chefe e/ou Editores Associados a decisão de aceitação ou não dos artigos. 

Os Avaliadores Ad-Hoc da RIC são selecionados a fim de contemplar pesquisadores com reconhecimento na comunidade acadêmica, com diversidade geográfica e abrangendo diversos campos de conhecimento. O Editor-Chefe é responsável por convidar os Avaliadores Ad-Hoc para integrar o grupo de Revisores da Revista, assim como efetuar os pareceres quando solicitados.

 

Políticas de Detecção de Similaridades

Os Editores encaminham todos os trabalhos submetidos a RIC para verificação utilizando softwares de detecção de similaridades, tais como CopySpider, Turnitin, entre outros.

Em hipótese alguma será aceita a prática de plágio, sendo necessário sempre atribuir o devido crédito aos autores que tiverem seus textos ou ideias mencionadas em qualquer artigo que venha ser publicado na RIC.

 

Política de Privacidade

Os artigos são analisados por, pelo menos, dois avaliadores, mediante o sistema de revisão dupla (double blind review), no qual: (i) o autor não sabe quem é o revisor; (ii) o revisor não sabe quem é o autor.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.