Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Informação Contábil?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A RIC não cobra valores referentes à submissão, avaliação ou publicação de artigos.

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARO DE ARTIGOS

Artigos submetidos à RIC devem se constituir numa contribuição científica ao conhecimento contábil ou afim. Dentre os atributos que contribuem para tal, destacam-se os seguintes:
- O tema deve ser atual, relevante e pertinente à missão e aos propósitos da revista.
- O referencial teórico-conceitual deve refletir o estado da arte do conhecimento na área, incluindo estudos similares desenvolvidos no Brasil e/ou no exterior.
- O desenvolvimento do artigo deve ser consistente com o método científico.
- A conclusão deve ser suportada por evidências apresentadas no artigo, ser clara, concisa e indicar implicações do estudo no conhecimento e/ou na prática prevalecente.

São bem-vindos os artigos que desafiem o conhecimento e as práticas estabelecidas, apresentando perspectivas provocativas e inovadoras. Os textos deverão ser escritos numa linguagem clara e objetiva, com uma estrutura que tenha um encadeamento lógico dos argumentos apresentados.

Os artigos devem apresentar conteúdo original (podendo ser considerados como tais os artigos publicados em congressos) e não devem estar em processo de avaliação em nenhuma outra publicação. Podem ser enviados artigos em português, inglês ou espanhol. Excepcionalmente, a critério do editor, serão aceitos artigos em outras línguas.

O processo de avaliação dos artigos tem duas etapas. A primeira, é uma análise do artigo pelo Editor e/ou membros do Comitê Executivo da revista, para avaliar a relevância e pertinência do artigo, bem como para definir avaliadores externos (referees) mais adequados para efetuarem a análise do mesmo. Na segunda fase, o artigo é enviado a pelo menos dois avaliadores externos (peer review), sem a identificação do(s) autor(es) (blind review). Se aprovado, o artigo passará por aconselhamento editorial, revisão ortográfica e gramatical.

Semelhantemente a outras revistas bem conceituadas, consideramos o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores da RIC são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Os direitos, inclusive os de tradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, consulte a Redação.
 
FORMATAÇÃO (Os artigos submetidos devem obedecer rigorosamente a estas instruções)

Os artigos deverão ser encaminhados para a Redação por meio de dois arquivos utilizando editor de texto Word ou compatível:

1) O 1º arquivo é o artigo contendo, além do título e resumo em inglês e português, palavras-chave e key-words, o arquivo deve ter:
a) Máximo de 20 (vinte) páginas;
b) Página configurada no formato A4, uma só face;
c) Fonte Palatino Linotype (ou Times New Roman se não tiver o Palatino Linotype), tamanho 11, espaço 1 (simples) em todo o texto, justificado, incluindo página de rosto, resumo, abstract (todos com descritores), ilustrações, agradecimentos e referências;
d) Páginas numeradas no ângulo inferior direito a partir da página de identificação;
e) Margens laterais, superiores e inferiores de 2,5 cm cada.
f) Notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, numeradas seqüencialmente;
g) Diagramas, gráficos, quadros e tabelas devem ser colocados no próprio texto, na posição desejada. Devem apresentar o título (centrado na parte superior) e a fonte, quando de terceiros, na parte inferior à esquerda. Deve constar referência a eles no corpo do artigo;
h) Referências devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação (se citação textual). As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto.

O arquivo do artigo não pode conter nenhum tipo de identificação de autoria.

2) O 2º arquivo é a folha de rosto que deve ser submetida como documento suplementar sem acesso aos avaliadores, contendo:

a) título do artigo (na língua do artigo e em inglês), centralizado e em caixa alta;
b) nome completo do(s) autor (es), titulação e instituição a que pertence(m), endereço, telefone, fax e e-mail, centralizado, logo abaixo do título;
c) indicação do autor responsável para troca de correspondência;
d) resumo (na língua do artigo e em inglês) com cerca de 150 palavras;
e) palavras-chave (em torno de cinco), na língua do artigo e em inglês.

Exemplo de informações sobre o autor:

José da Silva é Professor Doutor Titular do Departamento de Ciências Contábeis do Programa de
Pós-Graduação em X da Universidade Y e Pesquisador da Fundação Z, zedasilva@xxx.com.br
Endereço: R. P – Bairro Q, 00000-000  Recife – Pernambuco – Brasil.

Exemplos de citações no texto:

Citação textual, precisa-se informar a página: um autor (SILVA, 2005, p. 10) ou Silva(2005, p. 10); dois autores (OLIVEIRA e PEREIRA, 2001, p. 12-14) ou OLIVEIRA E PEREIRA (2001, p. 12-14); três ou mais autores (NASCIMENTO et al., 2003, p. 5) ou Nascimento et al. (2003, p. 5). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit.

Citação não textual, não é necessário referência da página: um autor, Carvalho (2005) ou (CARVALHO, 2005);  Ribeiro Filho e Silva (2004) ou (RIBEIRO FILHO; SILVA, 2004).

Exemplos de referências:

As referências devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, com espaçamento de 1,5 linha, contendo, nessa ordem: sobrenome do autor seguido das iniciais dos primeiros nomes; título do artigo, do capítulo ou do livro; título da publicação, volume, exemplar e páginas; ano de publicação. O título da publicação será em Itálico e o título do artigo (quando houver) será normal. Exemplos de como devem ser apresentadas as referências:

Artigos de periódicos:

JONES, H. Strategic Management Accounting. Management Accounting, 59(4): 26-29, 2002.

Artigos de publicações seriadas:

DANTAS FILHO, B. Setor aéreo e as empresas brasileiras: situação atual e perspectivas. São Paulo: IPEA, Boletim de Conjuntura 59, Nota Técnica, 73-78, 2002.

Artigos de publicações de eventos:

IUDÍCIBUS, S. Contabilidade Gerencial: novos paradigmas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS, I, São Leopoldo: 1994. Anais do Congresso Brasileiro de Custos. São Leopoldo, ABC, 140-149, 1994.

Livros:

SHANK, J.; GOVINDARAJAN, V. Strategic Cost Management: the new tool for competitive advantage. New York: The Free Press, 1993.

Capítulos de livros:

SCHOEREDER, R. G.; LAHR, T. N. Development of Manufacturing Strategy: A Process. In: J. E. ETTLIE; M. C. BURSTEIN; A. FIEGENBAUM (eds.), Manufacturing Strategy: The Research Agenda for the Next Decade. Boston: Kluwer Academy Publications,  3-14, 1990.

Dissertações e testes:

LIBONATI, J. J. Modelo gerencial de apuração de resultado para empresa agrícola: enfoque do sistema de gestão econômica – GECON. Dissertação de Mestrado. Departamento de Ciências Contábeis, FEA-USP: São Paulo, 1996.

Citações de sites:

No final da citação (contendo nome do autor ou da entidade, quando for o caso, do artigo e/ou publicação e data de publicação, quando disponível) mencionar: disponível em http://..., acesso em dd/mm/aaaa.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: <ahref="http://www.ibict.br">http://www.ibict.br</a>) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em <ahref="http://www.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/about/submissions#authorGuidelines">Diretrizes para Autores</a>, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em <ahref="javascript:openHelp('http://www.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/help/view/editorial/topic/000044')"> Assegurando a Avaliação por Pares Cega</a>.
 

Declaração de Direito Autoral

A RIC se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

As provas finais não serão enviadas ao autores, ficando sua reimpressão parcial ou total, sugeita à autorização expressa do Editor Gerente desta revista.

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da RIC. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de suas inteiras responsabilidades.

Desta forma, os direitos autorais (copyright) dos artigos publicados pela RIC pertencem a RIC sendo assim uma licença própria deste periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.