Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em >Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Directrices para autores/as

As submissões enviadas à Revista Rural Urbano devem seguir as seguintes diretrizes:

- Os textos submetidos à Revista Rural & Urbano serão avaliados pelos membros seguindo sistema de avaliação às cegas, reservando-se à Comissão Editorial o direito de aprovar totalmente, aprovar com ressalvas ou recusar a submissão. No caso de aprovação com ressalvas os textos serão devolvidos aos autores para que eles realizem as correções sugeridas pelos referidos avaliadores. Em caso de parecer conflitante, os editores solicitarão um terceiro parecer para dirimir a divergência;

- A revista receberá textos em português, inglês, espanhol e alemão;

- A revista aceitará textos que se enquadrem ao escopo da revista; 

- O artigo submetido deve possuir no máximo 1 autor e dois coautores.

- A revista recebe artigos de Mestres, Doutores, Mestrandos, Doutorandos, Especialistas e Graduandos. No caso de estudantes de graduação e especialização, para que a avaliação seja realizada, é preciso encaminhar uma carta de anuência do orientador confirmando a coautoria (a carta deve ser assinada no SOU.GOV). Não serão aceitos artigos de estudantes de graduação sem a coautoria de um professor orientador.

- A revista não publica mais de um artigo do mesmo autor na mesma edição.

- Solicita-se que seja usado o template disponível AQUI para a construção dos textos a serem submetidos. Caso o artigo não esteja de acordo com o template da Revista ele será devolvido aos autores. 

- Os textos devem ter de 15 a 20 páginas (incluindo referências bibliográficas, notas, tabelas, gráficos e ilustrações)

- O artigo deverá conter título em português e em inglês obrigatoriamente;

- Pede-se que os autores excluam do texto seus nomes, bem como seus endereços postais e eletrônicos, e/ou qualquer informação de vínculo institucional, inclusive no registro do documento do Word, caso contrário o artigo não seguirá para avaliação;

- Os textos devem ter resumo de até 200 palavras, em espaçamento simples e sem recuo de parágrafo. Deve conter de três até cinco palavras-chave em português e em inglês obrigatoriamente, e em letra minúscula, com exceção para siglas e nomes próprios;

- Para textos em língua estrangeira, obrigatoriamente ter título, resumo e palavras-chaves em português e em inglês;

- Devem ser submetidos arquivos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com espaçamento 1,5 entre linhas, letra Times New Roman corpo 12 e notas de rodapé em corpo 10 e em papel A4, com margens superior 3 cm e direita 2 cm, esquerda 3 cm e inferior 2 cm. As citações diretas devem ter fonte Times New Roman corpo 11 e espaçamento simples. 

- O Título do artigo deve ser fonte 24, estar todo em negrito e apenas a primeira letra maiúscula (salvo a inicial de nomes próprios e siglas), e centralizado. O título em inglês deve ser Times New Roman 12, apenas a primeira letra maiúscula (salvo a inicial de nomes próprios e siglas), e centralizado; 

 - Os subtítulos ou tópicos ao longo do texto (ex: Introdução, Considerações finais etc) devem ser fonte 12, recuado à esquerda, em negrito e com a primeira letra em maiúsculo.     Atenção! Não criar secções no documento do Word. 

- O início de cada parágrafo deve ter o recuo a partir da margem esquerda de 1,25 cm. Não usar espaços entre os parágrafos. Para tal, configure o espaçamento do layout da página com “0 pt” antes e depois;

- Tabelas, figuras, gráficos e fotografias devem ter no mínimo, em casos de imagens, 300 dpi de resolução, em cores ou preto e branco. Além de inseridas centralizadas no texto com chamadas segundo ordem numérica, devem ter o título explicativos acima com fonte Times Nem Roman corpo 12 e a indicação de autor e/ou fonte na parte inferior com fonte Times Nem Roman corpo 10. Estes elementos devem ter uma chamada ao longo do corpo do texto. Não inserir estes elementos anexos no final do texto, Caso estes tenham sidos elaborado pelo autor, escrever "Autoria Própria" e o ano da elaboração, pois o autor não deve ser identificado ao longo do texto;

- As citações textuais diretas de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto e entre aspas, fonte igual ao texto, e entre parênteses o nome do autor com apenas a primeira letra maiúscula, ano da obra e página. Ex: (Silva, M., 2024, p.10)

-As citações textuais diretas com mais de três linhas deverão ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4cm, sem aspas, sem itálicos,  com fonte Times New Roman corpo 11, espaçamento interlinear simples, justificado. A referência deve estar a seguir constando entre parênteses o nome do autor com apenas a primeira letra maiúscula, ano da obra e página, Ex: (Silva, M., 2024, p, 10). As citações em idioma estrangeiro devem conter tradução em nota de rodapé; 

- As notas, organizadas por números, devem ser colocadas no final da página correspondente.  Elas deverão ter cunho explicativo e serem imprescindíveis. Não inserir referência bibliográfica na nota de rodapé;

- As referências ao final do texto são obrigatórias e restritas aos autores, documentos, páginas da internet etc. referenciados no corpo do texto. Elas deverão ser listadas em ordem alfabética, e separadas por espaço de uma linha. No caso de referência de mesmo autor, o nome deste deve ser repetido, e NÃO ser substituído por um traço.  Seguir rigorosamente a NBR 6023/2018 da ABNT;

Atenção! No submissão dos artigos é indispensável o preenchimento completo dos METADADOS, como título e resumo em português e inglês, palavras chave em português e inglês, separadas e em letra minúscula. Inserir as referências idênticas às do texto, separadas por uma linha. Inserir filiação (Universidade, Instituto etc.), cidade e estado. Inserir o ORCID.

Também é necessário que o autor/ a autora brasileiro/a possua currículo LATTES atualizado.

O processo de submissão é inteiramente isento de taxas para publicações das diversas modalidades. Assim como o acesso a todo o seu conteúdo é inteiramente gratuito. A revista Rural & Urbano procura cumprir o prazo de até 4 meses entre o envio dos originais e a sua aprovação.

Artigos

Artigos com base em pesquisas concluídas ou em andamento, que versem sobre o urbano e rural, desenvolvidas nas áreas de História, Geografia, Sociologia, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Serviço Social e Educação.

Resenhas

Resumo comentado de obras e textos teóricos autorais, podendo se extender até 10 páginas

Resultados de Pesquisas

Nesta seção devem ser apresentados resultados de pesquisas científicas concluídas.

Relato de Experiência

Relatos de trabalhos de campo de atividades desenvolvidas durante processos de pesquisa relacionados com o campo, a cidade, o rural e/ou urbano. Esses relatos devem ter um viés analítico.

Dossiê VI Sinarub

Artigos Aceitos para Publicação VI SINARUB 2020

Dossiê Especial - Recife: Repensando a Metrópole

Esse dossiê é exclusivo para os artigos selecionados no I Simpósio de Estudos sobre o Recife, realizado em março de 2023. 

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.