A mulher e o espelho: uma proposta intersemiótica de análise dos poemas de Cecília Meireles

Autori

  • Amanda Moury Fernandes Bioni Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Parole chiave:

Intersemiose, Poesia, Pintura, Fotografa, Cecília Meireles.

Abstract

O presente trabalho tematiza a relação entre a mulher e o espelho, a partir de um contraponto entre as manifestações artísticas: poesia, pintura e fotografa. Partindo do fato de que existem distintos modos de apreender um texto plurissignificativo, se estabeleceu um contraponto intersemiótico entre os poemas Retrato (1937) e Quando meu roso contemplo (1956), escritos por Cecília Meireles, e as artes visuais, especialmente, a pintura e a fotografa. O quadro poso em análise, foi Portrait of Irene Hamoir (1936) de René Magritte; com relação à fotografa, selecionamos a obra de Barbara Kruger, You are not yourself (1981). Considerando que o espelho se destaca como elemento comum nas composições artísticas analisadas, foram adotados os estudos sobre a reflexividade especular de Anker e Dällenbach (1975); Jonssón (1995); Lacan (1996) e Bernardo (2010), associando-os às perspectivas sobre o aparecer e o parecer das imagens (BOSI, 2000) e o princípio da identidade dos contrários nas imagens poéticas (PAZ, 1976). Além disso, os pensamentos de Berger (1980) sobre a pintura e as considerações de Barthes (1984) e Benjamin (1994; 2013) sobre as particularidades do registro fotográfico também compõem o aporte teórico. Como resultado, temos a indicação de que o relacionamento entre o universo feminino e os espelhos é motivado por aspectos socioculturais que convertem a mulher em objeto de contemplação.

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Pubblicato

2021-11-13