O vendedor de passados: da construção identitária angolana a uma adaptação brasileira

Autores

  • Clarice Nascimento Fernandes Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
  • Giovana Lasalvia Teles Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Palavras-chave:

O vendedor de passados, Adaptação transcultural, Identidade angolana, Literatura comparada.

Resumo

Neste trabalho, realizamos uma análise comparativa entre narrativa literária e audiovisual, visando a problematizar os aspectos identitários da adaptação cinematográfica. O vendedor de passados conta a história de um negro albino com a profissão peculiar de inventar passados falsos. O longa-metragem homônimo brasileiro, de Lula Buarque de Holanda, realiza uma adaptação transcultural propondo uma recuperação criativa da narrativa (HUTCHEON, 2011). No livro de José Eduardo Agualusa, célebre autor angolano, a história de seu país é destacada pela sua relevância na construção das personagens e no estabelecimento de uma crítica à própria composição das identidades de Angola. Diante dessa perspectiva, procuramos tensionar as relações entre fonte e adaptação, nos debruçando principalmente nos aspectos personalíssimos das personagens angolanas e na sua releitura brasileira, a fim de decifrar como as duas perspectivas tratam esses pormenores. A estabilidade política de Angola é recente e, sendo Agualusa um de seus grandes expoentes na literatura, a adaptação cinematográfica de um best-seller dele, que traz em suas personagens uma relação tão apurada com a jornada política do país, é frutífera dentro das perspectivas que assemelham questões sociais dentro da literatura.

Referências

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Publicado

2021-11-13