Para além da interação corpo e máquina
Mots-clés :
Interação homem-máquina, Simulação, Simulacro, Tecnologia assistiva.Résumé
Este artigo discorre sobre a interação homem-máquina, na perspectiva conceitual de Le Breton (2003), segundo a qual o homem está mecanizado; nos postulados de McLuhan (1974), que considera o meio como extensão do homem; nas Tecnologias Assistivas (TA), as quais minoram as deficiências do homem; além dos conceitos de simulação e simulacro de Baudrillard. Busca-se refletir sobre a relação intersemiótica do homem com as TA utilizadas para minorar os problemas funcionais encontrados em pessoas com certas deficiências. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica em que pontuamos os conceitos pertinentes à reflexão. A análise incidiu sobre o uso e os tipos de tecnologias assistivas utilizadas no corpo humano. Os resultados analíticos indicaram que muitas são as partes do corpo humano que já podem receber os implantes e a instalação de próteses e chips eletrônicos, minorando as deficiências físicas do homem. Conclui-se o homem está mais mecanizado; que os simuladores da mente e do corpo são muitas vezes mais potentes e mais velozes conferindo ao homem um suposto status de “perfeição”, efeito de um simulacro da vida pós-moderna.
Références
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’Água,1991.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009.
_______. Ata VII reunião do comitê de ajudas técnicas – CAT CORDE / SEDH / PR. 2007. Disponível em: http://www. infoesp.net/CAT_Reuniao_VII.pdf. Acesso: 25/fev/2014.
CASTRO, L. C. C. Interações virtuais: revisitando o conceito de interatividade. In: Anais II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza: PROTEXTO, 2008, p. 215 – 227.
COOK, A.M. & HUSSEY, S. M. (1995) Assistive Technologies: principles and practices. St. Louis, Missouri. Mosby Year Book, Inc.
GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. Porto Alegre: Redes Editora, 2009, p. 207-235.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas. São Paulo: Papirus, 2003.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1974.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82-86, 2005.