Interespaços metaficcionais na trilogia espelho, onda e sombra de suzy lee

Autor/innen

  • Fernanda Lima Maia Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Schlagworte:

Livro Ilustrado Pós-moderno, Metaficção, Literatura Infantojuvenil

Abstract

Espelho (2010), Onda (2008) e Sombra (2010) compõem uma trilogia que subverte a relação palavra-imagem tradicional. Em publicação sobre seus livrosimagem, a autora Suzy Lee demonstra que o livro ilustrado contemporâneo – definido por pesquisadores como Bette Goldestone, Lawrence R. Sipe e Sylvia Pantaleo como “livro ilustrado pós-moderno” – ultrapassa os limites da página para criar interespaços metaficcionais no corpo narrativo do objeto livro, este que deixa de ser suporte para se integrar à diegese. Sendo assim, a trilogia de Lee evoca potência literária e artística que se faz no processo de identificação entre autora, obras e leitores.

Literaturhinweise

GOLDSTONE, Bette. The Paradox of Space in Postmodern Picturebooks. In.: PANTALEO, Sylvia; SIPE, Lawrence R. (Orgs.). Postmodern Picturebooks: Play, Parody and Self-Referentiality. London: Routledge, 2008.

HANNING, Rona; MORAES, Odilon; PARAGUASSU, Maurício. Traço e Prosa: Entrevistas com Ilustradores de Livros Infantojuvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LEE, Suzy. Mirror. Canadá: Seven Footer Kids, 2010.

_____. Picturebook Makers. Disponível em: < http://blog.picturebookmakers.com/post/122240028421/suzy-lee >. Acesso em 02 jul. 2018.

_____. Sombra. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

_____. A Trilogia da Margem: O Livro-Imagem Segundo Suzy Lee. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

_____. Wave. California: Chronicle Books, 2008.

LORETI, Alessandra. Recensione Libro L’onda (Suzy Lee). La Fabbrica dei Sogni. Disponível em: < http://www.lafabbricadeisogniweb.it/londasuzylee/ >. Acesso em: 11 jan. 2018.

PANTALEO, Sylvia; SIPE, Lawrence R. (Orgs.). Postmodern Picturebooks: Play, Parody, and Self-Referentiality. London: Routledge, 2008.

PICTURES. Alice in Wonderland. Disponível em: < http://www.alice-in-wonderland.net/resources/pictures/throughthe-looking-glass/ >. Acesso em: 11 jan. 2018.

PLANO NACIONAL DE LEITURA. Disponível em: <http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/arquivo/escolas/uploads/livros/todas_as_listas_9nov.pdf >. Acesso em: 29 maio 2017.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. Tradução de Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Veröffentlicht

2021-11-13