A mise en abyme em a queda da casa de usher Do conto ao cinema

Authors

  • Renato da Silva Oliveira Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Keywords:

conto, cinema, mise en abyme

Abstract

O conto A queda da casa de Usher (1839), do escritor Edgar Allan Poe, e sua adaptação fílmica House of Usher, dirigida por Roger Corman em 1960, apresentam uma relação de cumplicidade entre o texto literário e a produção cinematográfica que ressignifica a compreensão das narrativas, considerando que cada uma das artes possui formas específicas de contar/mostrar histórias. Este artigo analisa as obras a partir do espelhamento e do abismo que constituem a teoria da mise en abyme, discutida por autores como André Gide (1981) e Lucien Dällenbach (1979).

References

ANTUNES, Nara Maia. Jogo de espelhos: Borges e a teoria da literatura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.

CHINITA, Fátima. O espectador (in)visível: reflexividade na óptica do espectador em Inland Empire, de David Lynch. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, F.C.S.H., 2008. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/5960. Acesso em: 15 jun. 2020.

DÄLLENBACH, Lucien. Intertexto e autotexto. In: ______. Intertextualidades. Tradução: Clara Crabbé Rocha. Coimbra: Almedina, 1979, p. 51-76.

FÉVRY,,Sébastien. La mise en abyme filmique: essai de typologie. Liège: CEFAL, 2000.

HOUSE OF USHER. Produção e direção de Roger Corman. EUA: American International Pictures, 1960. 1 DVD, (79 min), color, mono.

POE, Edgar Allan. Edgar Allan Poe: medo clássico. Tradução: Márcia Heloisa Amarante Gonçalves. Ilustrações: Ramon Gonçalves. Rio de Janeiro: DarkSide Books, 2017. Coletânea inédita de contos Edgar Allan Poe.

WICKS, Ulrich. “Borges, Bertolucci and Metafiction”. In: CONGER, Cyndy M.; WELCH, Janice R (ed.). Narrative Strategies: original essays in film and prose fiction. [S. l.]: Western Illinois University, 1980, p. 19-35.

Published

2021-11-13