A quadrinização de Vidas Secas marcada na memória do aluno adolescente - .Relato de. Experiência
Keywords:
Leitura de clássicos, Histórias em quadrinhos, Adaptação de obras literárias.Abstract
Este relato se propõe a descrever a reação de ex-alunos ao serem convidados a participar de uma pesquisa, doze anos após realizarem no Ensino Médio uma experiência de leitura diferenciada com adaptação da obra literária Vidas Secas, de Graciliano Ramos, em história em quadrinhos. Novas práticas em relação à leitura são necessárias, pois muitos discentes não têm a experiência de ler, e a releitura de uma obra literária, transformando-a em quadrinhos, mostrou-se positiva para aproximá-los dos textos literários, assim como preconizado por Silva (2003) e Soares (2005). Para a adaptação em HQ realizada em 2006, foi feita a contextualização do período em que a obra foi escrita, sua leitura integral e discussões sobre os principais fatos de cada capítulo. Os alunos pesquisaram características das HQs apoiados por conceitos de Eisner (1989) e Ianonne e Ianonne (1994) e a adaptação de cada capítulo ficou a cargo de dupla ou trio de alunos. Foi possível, com esse trabalho, melhorar a compreensão por parte dos educandos sobre a importância da obra, despertando-lhes o interesse pela leitura de clássicos literários e a imaginação para desenhar os trechos que lhes foram atribuídos, segundo suas próprias interpretações e habilidades. Ao contatar os ex-alunos para convidá-los a participar de uma pesquisa sobre a atividade realizada, muitos demonstraram o prazer da lembrança da ação, revelando-a marcante e significativa ao ser recordada anos após sua realização.
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